domingo, 24 de abril de 2011

Capítulo 27


" Chapter 27" , de J. P. Schaefer (2008)

Drama que reconstitui os 3 dias que Mark Chapman permaneceu em Nova Yorque, premeditando o crime que culminou no assassinato de John Lennon.
Chapman chega a Nova Yorque nas vésperas do natal, determinado a assassinar o cantor John Lennon, que segundo ele, teria se transformado, e fez de sua vida algo voltado para o consumismo e materialismo. Chapman, sempre acompanhado de seu livro " O apanhador no campo de centeio", vaga pelas ruas de Nova Yorque, testemunhando a degradação moral e social da cidade metropolitana.
O filme mostra a importância do livro e da linguagem desse para a solidificação de sua personalidade confusa e conturbada. Durante a projeção, eu me lembrava o tempo todo do filme " Taxi Driver". O paralelo é tão evidente, que temos a mesma cena do personagem se olhando para o espelho, e apontando a arma. Mesma coisa são as várias cenas de táxi, com o personagem divagando sobre a moralização do ser humando, enquanto presencia mendigos, prostitutas e afins pela noite Nova Yorquina.
A performance de Jared Leto é o que mais impressiona no filme. Também produtor, o ator engordou mais de 30 kilos, para personificar o personagem. A sua atuação e empostação de voz lembra bastante a performance de Philiph Seymor Hoffman em " Capote".
No seu lançamento no Festival de Sundance 2008, o filme foi bastante criticado. A maioria dos críticos e espectadores não conseguiram entender o porquê de realizar uma obra que tentasse humanizar uma figura tão polêmica quanto Mark Chapman. Inegavelmente, o filme tenta entender o que se passa em sua mente.
O elenco de apoio é interessante, com destaque para Lindsay Lohan, no papel de uma fã.
A fotografia é bela, a trilha sonora boa, e a reconstituição de época eficaz. O ritmo compromete, pois tem uma narrativa bastante lenta, como se fosse a mente do personagem divagando e elocubrando suas ações.

Nota: 7



Nenhum comentário:

Postar um comentário