sábado, 9 de abril de 2011

A ùltima noite


" Last Night", de Massy Tadjedin (2010)

Joanna ( Keira Knightley) é uma escritora, casada com Michael (Sam Worthington). Ela desconfia que Michael está atraído por sua bela companheira de trabalho, Laura (Eva Mendes). Ao chegarem em casa, após um evento do trabalho de Michael, ambos discutem. Joanna iniste na infidelidade, apesar das negativas do marido. Ele viaja para a Filadélfia no diaseguinte, junto com Laura, o que provoca ainda mais a insegurança de Joanna. Até que ela esbarra por acaso em Alex (Guillaume Canet), seu ex-namorado francês, com quem ela ainda sente uma enorme atração. Essa noite será decisiva para ambos os casais.
Assistir a " A última noite" me fez lembrar a cada fotograma em " Closer", filme de Mike Nichols, com Julia Roberts, Natalie Portman, Jude Law e Clive Owen. Ambos tem um elenco de estrelas , lindos e perfeitos. Discutem sobre as relações, e claro, infidelidade. Todos são de ótima classe social, vivem em ambientes chiques e modernos, morando na cidade grande, Nova Yorque. Mas em comparação ao roteiro , "A última noite" perde feio. Apesar da elegância da direção de arte, fotografia e trilha sonora, o filme não chega a emocionar como deveria. Talvez pelo fato de toda sua história acontecer em uma única noite, em tempo quase real para os personagens. A exploração do drama fica muito rasa. Os diálogos são óbvios, e as situações idem. Os filmes de Richard Linklater, " Before sunset" e " Before sunrise" são provas de que a limitação de tempo
(uma tarde) não é problema para se desenvolver uma ótima história. O diferencial são os diálogos, aqui escritos pela própria diretora, a iraniana-americana Massy Tadjedin, que já havia trabalhado antes com Keira Knightley em " Camisa de força".
O elenco está bem, cumprindo com competencia os seus papéis. Curioso notar a semelhança física de Guillaume Canet, ator e cineasta francês, com Patrick Dempsey.


Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário