domingo, 10 de abril de 2011

Contracorrente


" Contracorriente/Undertow", de Javier Fuentes Leon (2009)

Drama. Miguel é um pescador de uma região praiana no Peru. Respeitado pela comunidade, ele vive uma relação estpavel e feliz com Mariela, sua esposa, que está grávida. Porém, Miguel possui um amante, SAntiago, um artista pástico e fotógrafo que mora na região. Ambos são apaixonados um pelo outro, mas Miguel evita uma maior aproximação, temendo que os colegas descubram sua relação homossexual. Essa relação fria faz com que Santiago se sinta deprimido. Uma noite, ele entra no mar revolto, e morre afogado. Mas ninguém sabe de sua morte. Ele surge para Miguel, mas como espírito. Miguel , em princípio assustado, logo se acalma, e aproveita da situação de somente ele poder ver Santiago, e assim, consegue consumir o seu amor por ele, sem temer que os moradores saibam. Mas as fofocas surgem, e logo Miguel precisa lidar com a verdade.
Belíssimo drama com toques de humor proveniente do Peru. Curioso como uma cinematografia tão rasa como a peruana, consiga produzir um filme com tamanha qualidade técnica: o roteiro, as atuações do trio principal, a fotografia, som, trilha sonora. Tudo é perfeito. O filme é um pouco longo, o que prejudica a sua narrativa. Mas é mero detalhe.
Sim, o filme lembra demais " Dona Flor e seus dois maridos", e " Brokeback Mountain". Mas que bom, com resultados bem distintos. A poesia emana das imagens impressionantes da locação, sempre com um efeito solar na luz.
É um filme muito sensível e emocionante, e que mereceu todos os prêmios que recebeu mundo afora.
Que venham mais filmes peruanos, que mesmo sem dinheiro, conseguem produzir obras com muito esmero e de prazer cinematográfico.

Nota: 8

2 comentários: