sexta-feira, 12 de setembro de 2025
Brief history of a family
"Jiating jianshi", de in Jianjie (2024)
Exibido no Festival de Berlim e concorrendo em Sundance, "Brief history of a family" é um thriller chinês que faz lembrar imediatamente de "O talentoso Ripley" e 'Saltburn". Histórias sobre uma pessoa ambiciosa desejando o lugar de outra já está bastante comum. Mas nesse filme de estréia do cineasta Lin Jianjie, que também escreveu o roteiro, difere de outros por ter um tratamento mais artístico, menos pop e mais denso.
Quando o adolescente Shuo (Sun Xilun) se machuca durante um jogo na escola, seu colega de classe Wei (Lin Muran) decide levá-lo até o hospital. Logo depois, ele o convida para jantar em sua casa, onde mora com seus pais. Wei é de família rica, Shuo, de família pobre, órfão de mãe e morando com seu pai alcólatra e agressivo. Shuo se encanta com o estilo de vida de Wei e aos poucos, vai conquistando a confiança de seus pais, que o vêem como um 2o filho que não puderam ter (o filme contextualiza que de 1980 até 2016, o governo implementou a política do filho único. O filme se passa após esse período).
O filme caminha por um suposto caminho óbvio, ainda mais tendo as referências dos filmes citados, mas decide ter um desfecho diferenciado, mas igualmente instigante. O filme traz excelentes atuações. A fotografia traz tons mais sóbrios, trazendo uma atmosfera de suspense. Atrilha sonora é enigmática e intensifica o suspense.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário