sexta-feira, 19 de setembro de 2025
A praia do fim do mundo
"A praia do fim do mundo", de Petrus Cariry (2025)
Lançado em festivais no ano de 2021, "A praia do fim do mundo' só encontrou espaço no circuito de distribuição em 2025. Nesse período, Cariry lançou o seu premiado "Mais pesado é o céu", com Matheus Nachtergaele e Ana Luiza Rios.
O filme traz uma narrativa em preto e branco densa, fotografada pelo próprio Cariry, que co-escreveu o roteiro com Firmino Holanda. Na praia de Ciarema,em uma casa isolada. moram Helena (Marcélia Cartaxo) e sua filha Alice (Fátima Macedo). A maré surge ameaçadora e aos poucos, engolindo a casa. Alice quer que sua mãe vend a casa e que elas saiam de lá. Mas Helena é presa à casa e ao espaço, apegada ao seu album de fotos e a memória do marido.
Assim como o cinema de Kleber Mendonça, o filme fala sobre passado e presente, além das memórias de uma geografia que sofre constante mudança. É um filme que tem uma atmosfera que pode parecer até um filme de horror, mas se aproxima mais de uma narrativa Bergmaniana, com uma construção experimental. As duas atrizes estão ótimas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário