domingo, 28 de abril de 2019
O Gênio e o louco
"The professor and the madman", de Farhad Safinia (2018)
Filme de estréia do roteirista Farhad Safinia, nascido no Irã e radicado nos Estados Unidos, e que já havia trabalhado com Mel Gibson escrevendo o roteiro de "Apocalypto". Mel Gibson comprou os direitos de adaptação do livro, que relata a amizade entre um Professor e um Médico militar.
Na Londres de 1872, o professor James Mullray (Gibson) oferece para a Elite da Universidade de Oxford um projeto ambicioso: criar um dicionário com todos os verbetes da língua inglesa. ( que viria a se tornar o Dicionário Oxford). Os catedráticos estranham o pedido vir de um professor sem formação universitária, mas acabam concedendo o pedido, por conta do auto-didatismo do mesmo. James forma uma equipe e a sua dedicação à Obra o faz se afastar de sua família, que sente a obsessão do homem em querer criar sua obra. James recebe contribuições de verbetes da população, mas uma pessoa em particular lhe chama a atenção: O Médico William Chester Minor (Penn), que lhe envia um sem número de verbetes. James descobre que o médico está preso no Asilo diagnosticado com esquizofrenia , e por ter assassinado um homem por achar que ele o estava ameaçando de morte. Os dois homens se tornam amigos e o filme relata essa amizade que durou por anos. Ambos vieram a falecer antes do lançamento da primeira edição do dicionário, que data de 1 de janeiro de 1928, em edição de 12 volumes.
O filme vale mesmo pelo grande trabalho da dupla de atores veteranos, que estão formidáveis em seus papéis. Sen Penn tem um personagem mais versátil e complexo e por isso, sua atuação é mais vibrante. Além dos dois, o elenco tem a participação luxuosa de Steve Coogan, Eddie Marsan e Natalie Dormer (Margaery Tyrell de "Game of thrones").
O filme é longo, um ritmo extremamente lento e só começa mesmo a trazer interesse quando os 2 protagonistas se encontram. Com uma dose de paciência, o espectador poderá descobrir um interesse por essa bela história de amizade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário