quarta-feira, 24 de abril de 2019
Longa jornada noite adentro
"Di qiu zui hou de ye wan", de Bi Gan (2018)
Pegando emprestado o nome da famosa peça de Teatro , "Longa jornada noite adentro" não é uma adaptação do texto de Eugene O’Neill. Exibido em diversos Festivais importantes, entre eles, o Festival de Cannes, de onde concorreu na Mostra Um certo Olhar.
Bi Gan surgiu em 2015 com o excelente drama "Kalli Blues", sobre um homem que volta para a sua cidade Kaili, no interior rural da China, em busca de seu sobrinho desaparecido. O que mais surpreendeu a crítica e a audiência, é que os últimos 40 minutos do filme se transformam em um intrincado e genial Plano-sequência, repleto de malabarismos e precisão na marcação de elenco, veículos de cena e figuração.
Em "Longa jornada noite adentro", Bi Gan repete todos esses elementos, mas vai além: agora o plano sequência possui 1 hora de duração. Mas diferente do filme anterior, esse tem uma trama bastante complexa e descontínua, quase epxerimental. Um homem, preso por 12 anos, retorna à sua cidade natal, Kaili, em busca da mulher amada. Durante suas andanças, ele reencontra pessoas do passado. Ao chegar em um cinema., onde está passando um filme 3D, o homem adormece e acorda dentro do filme ( e o filme se torna 3D!!!!), além de ganhar o formato de plano-sequência.
Não se pode negar ousadia à Bi Gan, mas aqui o filme vira um enorme exercício de paciência: são 140 minutos muito, mas muito longos, confusos, com uma trama que envolve uma mulher amada, uma gangue, uma prisioneira e um amigo assassinado. A crítica diz que é um filem noir: pode até ser, mas o suspense é zero. O que realmente seduz e torna o filme uma experiência quase que única, é o seu visual arrebatador: não existe um único plano que não tenha sido estudado e que não seja esteticamente elaborado.
Nota de curiosidade: o filme ganhou na China uma enorme campanha publicitária de lançamento: o marketing vendia o filme como um romance. No dia da estréia, 31 de dezembro, o filme bateu recorde de bilheteria. Mas as pessoas saíram putas, se sentiram enganadas e não faziam idéia de que se tratava de um filme de arte. resultado: no dia seguinte, as vendas de ingresso caíram quase 95%.
É impossível não remeter o filme ao Universo estético de Wong Kar wai.
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