terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Thanatomorphose

“Thanamorphoses”, Éric Falardeau (2012). Terror Canadense, que tem muita semelhança com o americano “Contracted” e o mexicano “Halley”. As semelhanças são tanto temáticas, quanto de esquema de produção: todos de baixíssimo orçamento, e investindo todo o pouco dinheiro em efeitos de maquiagem. E no caso do tema, os filmes falam sobre uma pessoa que possui uma rotina monótona e que um dia, descobre que o seu corpo entra em estado de decomposição. A causa dessa decomposição vem de uma noite de sexo violento, sem regras. No filme “A mosca”, de David Cronemberg, a transformação do homem em criatura asquerosa e em decomposição era uma metádora da AIDS. Hoje em dia, seria uma metáfora dos excessos libidinosos. “Thanamorphoses” é um termo científico que significa o estado de decomposição que o corpo começa a apresentar a partir do momento que ela foi dada como morta. A protagonista do filme é uma jovem escultora, que possui uma relação com um namorado violento que a agride fisicamente. Assim que começam a surgir os hemotomas, ela acredita ser resultado das brigas, mas aos poucos vai percebendo que ela está apodrecendo. Durante 100 minutos de filme, vemos o corpo da mulhe soltando fuidos, se desfazendo, pele se soltando, cabelo caindo, pele apodrecendo, vermes surgindo. Não é um filme para qualquer um. O filme vai em um ritmo extremamente lento, e muitas vezes, entediante. O roteiro me deixa questionando se realisticamente, essa mulher não procuraria uma ajuda médica. Do jeito que o filme apresenta, teria sido melhor se fosse no máximo um media-metragem, uma parábola sobre uma mulher libertina e a punição que lhe é conferida pela sua vida de prazer. O diretor procura fazer analogias a filmes de Lars Von Triers, tanto no material gráfico, quanto no tema: pegando “Anticristo” e “Nymphomaniaca”, ele divide o filme em 3 atos: Desespero, Outro e Próprio. As atuações são fracas, e baseia toda a sua força na maquiagem, essa sim surpreendente. Cult, mas dispensável. Nota: 5

9 comentários:

  1. esse filme já tem com legendas?

    http://filmesperturbadores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho que esse filme merecia pelo menos um 6. Na verdade eu não acho que o filme faça alguma referência ao HIV ou a qualquer doença, eu penso que a ideia é retratar a depressão e a baixa auto-estima de uma forma mais física.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Filme nota 10, para os "não ignorantes de plantão" claro. Poucos vão entender, o criador do filme, quis mostrar os sintomas de uma doença psicológica, Síndrome de Cotard, Que é exatamente o que eu entendi, a pessoa é viva, mas se sente morta por dentro, eventualmente, chegando a este estado de depressão crônica, Adorei. Éric Falardeau que e escritor e diretor do filme, colocou os sintomas dessa síndrome, de uma forma, mais nua e crua possível. Poucos vão entender, e vão achar que é filme pra doente. Doente é quem assiste e sente prazer ao ver por exemplo, e não aprende a real lógica do filme. Eu assisti, é nojento, e como já entendi, não gosto de ver filme mais de uma vez. Mas recomendo para todos meus amigos que amam Gore, ainda mais com uma pitada psicológica mostrando como uma pessoa sofre ao ter uma síndrome dessas. Que serve pra pessoas também que não entendem pessoas que sofrem de depressão e síndrome do pânico que é o meu caso, já fui chamado de vagabundo, de não ter um objetivo de vida, sendo que na verdade eu tava com problemas sérios e avançados de depressão, quando procurei o psiquiatra, fui diagnosticado com Síndrome do Pânico, e com o tratamento, minha vida, foi andando, arrumei emprego, tirei carta, coisa que antes, nossa, eu tinha pavor só de pensar em dirigir alguma coisa, pois tinha medo e paranoia de tudo e me isolava de tudo, assim como a atriz no filme. Enfim resumindo: Esse é o filme para ignorantes entenderem, que a loucura, não é coisa de gente ruim e perversa, e sim é uma doença, e que deve ser tratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade Bruno o que Eric quis no dar foi a possibilidade de estar dentro da mente de uma pessoa neste estado psicológico.

      Excluir
    2. A síndrome de Cotar nada mais é do que o estágio mais extremo de uma pessoa com depressão é um estado avançado que ultrapassa a síndrome do pânico.O estado mais crítico de uma pessoa depressiva que passa a sentir cheiros desagradáveis em si mesma até se ver necrosar.E mais ninguém vê somente o doente.É uma doença um tanto sombria.

      Excluir
    3. E isso é problema sério se as pessoas leigas sobre filmes cults também conhecidos como thriller psicológico.O objetivo desses filmes é nos colocar dentro a da mente humana para entender comportamentos humanos psico-sociais se não entenderem por favor pesquisem.Esses filmes tratam de situações e vivencias reais e muito sérias onde a ignorância e o preconceito predomina busquemos mais discernimento e informações sejamos mais solidários e conscientes.

      Excluir
  5. Assisti ao filme ontem, e sim fiquei meio sem entender mas como gosto de ir fundo nas coisas e pesquisar ate me satisfazer e entender, pesquisei muito e o filme relata os problemas psicológicos da protagonista, ela eh depressiva, tem uma vida péssima tanto profissional quanto amorosa, ao meu ver o filme merecia muito mais que um 5. O filme é ótimo, a maquiagem, o roteiro, a mensagem que ele passa. Eu não sou muito fã de filmes nojentos mas este virou um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  6. Alguns meses atrás fui fazer um check up no hospital, o médico tirou meu sangue para fazer um exame e me disse para vir depois de 3 dias para ver o resultado, depois de 3 dias voltei ao hospital para ver o resultado, e foi então o médico me disse que fui diagnosticado com o vírus HIV.
    Naquele mesmo dia fiquei sem felicidade e tudo na vida ficou sem sentido para mim, comecei a pensar em como poderia me livrar desse vírus do meu corpo, resolvi entrar na internet e fazer algumas pesquisas, enquanto estava navegando na internet me deparei com alguns bons testemunhos sobre como o Dr. James tem usado seu medicamento fitoterápico para tratar e salvar diferentes pacientes de várias doenças e infecções, também vi alguém que estava comentando sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do Dr. James medicamento.
    Para mim nunca acreditei neles, foi a primeira vez que me deparei com algo assim, apenas decidi experimentar se realmente funcionasse!
    Eles forneceram os dados de contato do Dr. James e eu copiei seu e-mail [DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM] e mais tarde naquela noite enviei a ele uma mensagem sobre minha saúde.
    Mais tarde ele me deu uma resposta e então conversamos sobre o medicamento e ele me disse que ia mandar o medicamento para o meu endereço residencial e que precisava do meu endereço de onde resido.
    Enviei-lhe tudo o que ele pediu para preparar o remédio para mim, e após 3 dias recebi um e-mail dos Correios e para minha surpresa era o fitoterápico do Dr. James.
    Ele me explicou como eu deveria tomar o remédio, ele disse que eu deveria tomar 2 vezes ao dia durante 14 dias, segui exatamente como me foi dito, antes de me mandar o remédio ele disse que eu deveria fazer check up depois terminei de beber o remédio, então depois que eu terminei o remédio eu voltei ao hospital para fazer um check-up e para minha maior surpresa novamente me disseram que sou negativo, eu sei que alguém não acreditaria nisso, mas aconteceu com um irmão como eu, sempre sonhei em viver com boa saúde novamente, graças a Deus tudo correu bem para mim e graças a Deus pelo Dr. James Miracle Healing Medicine, você pode entrar em contato com o Dr. James em seu e-mail {drjamesherbalmix@gmail.com} amigos este homem tem um cura para doenças como o vírus de Alzheimer, câncer, HIV, herpes, ALS, BV, UTI, infecção virginal, verrugas genitais, HPV, hepatite A / B, boa sorte, HSV, problemas de gravidez. Não acredite em medicamentos, experimente alguns naturais Remedy.With Dr.James mix de ervas em drjamesherbalmix@gmail.com
    Para sempre fique grato, Doc ....

    ResponderExcluir