sexta-feira, 10 de junho de 2011

O gringo


de Darko Bajic (2011)

Cine-biografia do jogador de futebol Dejan Petkovic, traçada com humor e ironia.
Através de relatos do próprio jogador, que dá depoimento para um fã cineasta, o filme desenvolve fatos marcantes na vida de Petkovic: sua infância pobre em um bairro de periferia na Sérvia, sua contratação por um time europeu, e a posterior vinda ao Brasil, em 2011, quando começou a jogar para o Flamengo, time onde arregimentou um grande número de fãs. Ele foi o responsável pela vitória do time no Campeonato brasileiro de 2001. Depois de muitas vitórias, o filme mostra ainda a sua ida para outros times: Vasco, Fluminense, Santos, etc, até voltar ao Flamengo.
Todos sabem que eu ão curto futebol, e só fui ver o filme por causa de meu amigo Fabiano Canosa, um dos produtores associados do documentário. Não seria capaz de fazer uma crítica de um filme cujo tema não me interessa, mas dada a alegria dos espectadores presentes na sala, acho que cumpriu o seu papel. O jogador é uma figura extremamente simpática, e não é a toa que ele é querido por todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário