domingo, 15 de maio de 2011

Toast


" Toast", de S. J. Clarkson (2010)

Inglaterra, 1967. Em Wolveshamptom, vice Nigel, um menino de 9 anos de idade. Ele ama sua mãe ( Vitoria Hamilton), uma dona de casa carinhosa, mas com péssima vocação para a cozinha. Ela então apenas compra comida enlatada, ou faz torradas para o seu marido e seu filho comerem. O pai (Ken Scott) , é ausente, e destrata constantemente o filho, e o isolando do mundo, impedindo que o rapaz tenha amigos ou uma vida social. A mãe acaba morrendo de asma, e logo, o pai arruma uma madastra, a Sra Potter ( Helena Bonham Carter). Sra Potter é oriunda de família pobre e não tem modos, contudo, é ótima cozinheira. Eles se mudam para uma casa rural, o que traz a infelicidade de Nigel, que acaba se afastando de seu único amigo da escola.
O tempo passa, Nigel adolescente ( Freddie Highmore) luta para buscar a atenção de seu pai. Mas a disputa com sua Mdrinha se acirra. Ela é ótima cozinheira, e não deixa que Nigel oferece também seu dom culinário para o pai.
Um filme lindo, nostálgico, que fará a alegria de todos aqueles que amaram " Billy Elliot", " Delicada atração" e " O pequeno Nicolau". Sensível, conta com um elenco luminoso, que traz para os seus personagens a pureza e a ingenuidade dos anos dourados. A trilha sonora, toda composta por canções de Dusty Springfield, é um primor. Muitas cenas oníricas, que fazem a gente pensar que o que estamos assistindo na verdade é um conto de fadas. O filme faz também menção a descoberta sexual de Nigel, que descobre que na verdade ele gosta de rapazes. Talvez o filme ofereça um olhar muito ingênuo sobre o tema do homossexualismo, inclusive força a barra ao colocar um personagem do nada, lá pelo final, apenas para causar estranhamento em Nigel. Mas mesmo assim, vale curtir essa fábula, com tipos um pouco caricatos, porém humanos.
Um show de Helena Bonham Carter e dos meninos Oscar Kennedy , que faz Nige aos 9 anos, e Freddie Highmore.

Nota: 8

2 comentários: