domingo, 1 de maio de 2011

A Incrível Susana


" The Major and the minor", de Billy Wilder (1942)

Uma das primeiras comédias do mestre Billy Wilder, " A incrível Susana" teve depois uma refilmagem com Jerry Lewis, chamado " O meninão".
Ginger Rogers, famosa parceira de musicais com Fred Astaire, aqui representa Susan Applegate, uma jovem do interior, que se cansa da vida de Nova Yorque, por não conseguir realizar os seus desejos profissionais, e reolve voltar para sua terra natal, Iowa. ela se dirige até a estação de trem, mas o que ela não esperava, era que o valor do ingresso subiu, e ela não possui dinheiro o suficiente para viajar. Ao avistar uma mulher com 2 crianças, ela tem a idéia de se vestir de menina, para poder pagar meia entrada, O seu plano dá certo. Porém, no trem os bilheteiros desconfiam dela. Ela acaba se refugiando na cabine do Major Kirby (Ray Milland). Ela pede ajuda a ele, e ele a deixa dormir por uma noite. Ela o chama de Tio Philiph. O que eles não imaginavam era que a noiva dele fosse buscá-lo no trem, que parou no caminho devido a problemas técnicos. Após mau-entendido, Susana é convidada a passar alguns dias em uma academia de cadetes do exército, antes de seguir viagem. Os cadetes se apaixonam por Susana, acreditando ser ela uma adolescente, ao mesmo tempo que ela vai se apaixonando pelo Major.
Divertida comédia, mas que tem um agravante: ser crível. É evidente que Ginger Rogers não aparenta jamais a idade de 12 anos. Daí, gostar do filme depende do quanto você abstrai essa informação, e se deixa levar pela narrativa. Caso isso aconteça, você irá se divertir bastante nessa comédia maluca, cheia de maus entendidos. O casal principal, Rogers e Milland, estão ótimos, e brincam com os seus personagens. O elenco de apoio também é satisfatório, principalmente o elenco jovem, responsável por boa parte das tiradas do filme.
O filme tem um ritmo lento, e algumas cenas se esticam além do necessário. Mas no geral, é um belo passatempo, e que hoje em dia, caso fosse realizado agora, seria facilmente confundido com uma apologia à pedofilia.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário