sexta-feira, 24 de julho de 2015

Boa noite mamãe

"Ich seh, Ich seh", de Severin Fiala e Veronika Franz (2014) Caralho, que filme angustiante e tenso. Tem cenas que fica difícil assistir tal a violência e morbidez. O Cineasta austriaco Ulrich Seidl, famosos pela trilogia " Paraíso" e por "Import/export", produz esse filme co-dirigido por sua esposa, Veronika Franz. A Áustria é pródiga em filmes de terror psicológico, vide a obra-prima "Medo", de Gerald Kargl. O filme começa com uma cena do filme "A família Trapp", versão alemã da "Noviça rebelde", de 1956. O filme assim faz uma alusão a um momento de felicidade familiar. Depois, entramos na história: 2 irmãos gêmeos de 9 anos de idade aguardam a chegada de sua mãe, que vem de um período de repouso após uma cirurgia plástica. A casa onde moram fica nos campos, afastado de tudo. A mãe chega, porém com o rosto todo cheio de bandagens, o que a torna irreconhecível. Os meninos desconfiam da mulher e precisam descobrir se ela realmente é a mãe dele,s ou uma impostora. Muito do filme se deve ao trabalho dos 3 únicos atores do filme ( os outros que aparecem, surgem por pouco tempo). Os gêmeos Elias e Lukas Schwarz, que emprestam seus nomes para os personagens, e a mãe interpretada por Susanne Wuest. As performances são intensas, e a criançada mete bronca, inclusive em cenas onde eles se estapeiam, bem no método da Fatima Toledo. Com certeza, "Funny games" de Michael Haneke foi uma grande influência, tanto pela violência, quanto pela frieza da narrativa. Um outro filme famosíssimo também é lembrado, mas não posso citar seu nome por conta de spoiler. A fotografia do filme é extraordinária, provocando tensão constante. A trilha sonora também dá nos nervos. É um filem bastante tenso, bem dirigido, mas que pode causar mal estar em alguns espectadores. Convém assistir quando você estiver de bem com a vida, pois o filme deixará uma incômoda sensação de angústia. Para nervos pra lá de fortes. O filme foi exibido no Festival de Veneza 2014. Nota: 8

36 comentários:

  1. Olá, há muito tempo acompanho seu blog, seu trabalho é maravilhoso e sempre encontro filmes ótimos aqui. Gostaria de saber onde posso encontrar determinados filmes, sabendo que muitos não chegam sequer nas salas de cinema. Há alguma dica de onde comprar, baixar, assistir online ou você tem acesso a esses filmes por festivais/mostras de cinema?

    De antemão agradeço e sucesso com sua carreira.

    ResponderExcluir
  2. HSU vi o filme ontem... Punk mesmo, tenso, pesado, mórbido, adorei sua crítica, inteligente e sagaz. Concordo contigo , nota 8 pro filme. Me pergunto hoje, como esses dois meninos vão carregar o peso de emprestar seus nomes aos macabros irmãos para o resto da vida.... Não tenho dúvidas que serão eternamente lembrados pelas atrocidades que cometem com a mãe. Saudações. Marcelo Queiroz

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, Os irmão gêmeos, um estava morto, Elias estava traumatizado com o acidente da mãe. E teve esse impacto, que normalmente acontece, ele ficou tendo um momento psicológico devido ao trauma por ter perdido o irmão Lukas, ou seja, ele tava tendo sérios eventos de Esquizofrenia. Por isso o terror Psicológico. Lukas mandava sempre o que Elias deveria fazer. Na última cena a mãe dos meninos, fala em seu desespero: "Elias, eu prometo deixar você falar com seu irmão, mas você tem que aceitar que ele morreu e o acidente não é culpa sua"
    Ou seja, mais um filme genial, que vale a pena assistir.
    Indico, Nota 8,5 ao meu ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouts cara, você acabou de matar a minha vontade de ver o filme! Que spoiler desnecessário!

      Excluir
    2. Cara, isso aqui é um site para discutir o filme, não tem como falar sobre um filme como esse sem dar spoiler... Sem falar que o filme da essas dicas direto.

      Excluir
    3. Brigada pelo spoiler (sério) kkk eu n curto assistir filme de terror mas estava curiosa... então, obrigada!!

      Excluir
    4. Brigada pelo spoiler (sério) kkk eu n curto assistir filme de terror mas estava curiosa... então, obrigada!!

      Excluir
    5. Cara, assisti ao filme e seu entendimento me ajudou com as dúvidas. Incrível demais o filme.

      Excluir
    6. Obrigado. Assisti o filme e gostei bastante, realmente um filme muito pesado, um tipo de filme que não vemos no nosso cotidiano.
      Uma história surpreendente e bizarra. Muito obrigado pelo spoiler me ajudou bastante pois acho que pelo fato de eu estar meio sonolento acabei não sendo totalmente prestativo ao filme como costumo ser e por isso não entendi 100% do filme. (Assisti este filme hoje de madrugada. Kkk)
      Muito obrigado. Nota 8,9

      Excluir
  4. Bruno legal vc contar o maior spoiler do filme, não passou pela sua cabeça que tem pessoas que não assistiram e pesquisam opiniões antes assistir? Totalmente desnecessário.

    ResponderExcluir
  5. Bruno legal vc contar o maior spoiler do filme, não passou pela sua cabeça que tem pessoas que não assistiram e pesquisam opiniões antes assistir? Totalmente desnecessário.

    ResponderExcluir
  6. Hsu, apaga o comentário desse Bruno B. Muito sem noção ficar entregando spoiler do filme inteiro. Ainda bem que eu já tinha assistido.

    ResponderExcluir
  7. Entendi a ideia que o filme quer passar, só que estou confusa com duas cenas:
    1- a que a mãe vai para a floresta, tira a roupa e começa a mexer a cabeça rapidamente de um lado para o outro.
    2- o final em que os 3 aparecem juntos cantando.
    Se alguém puder me explicar, agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que a primeira cena era um sonho do Elias, a segunda é que eles morreram.... Eu entendi assim. E ah, quem não assistiu que não leia os comentários!!!

      Excluir
    2. queria saber porque a casa do final nao è a mesma que eles estavam?

      Excluir
  8. Apartir de quantos anos pode assistir alguem me diz ?

    ResponderExcluir
  9. N entendi nd do filme, mas achei mt dahora

    ResponderExcluir
  10. Assisti e não sei se gostei... Talvez eu tenha esperado mais do filme. Achei fraco.

    ResponderExcluir
  11. Daris, até que enfim alguém q concorda comigo. Que filme fraco, aliás fraquissimo. Voltei o final.umas 2 x para ver se era aquilo mesmo. Definitivamente não vale.a pena

    ResponderExcluir

  12. 01 - A mulher que voltou das cirurgias plásticas era realmente a mãe dos gêmeos.

    02 - O gêmeo Lukas faleceu a um tempo atrás por afogamento naquele lago que mostrou no início do filme. A cena das borbulhas é a prova que ele estava se afogando naquele momento do início do filme.

    03 - Durante o filme inteiro, o Lukas que vemos era apenas fruto da imaginação do Elias, que por sua vez, não conseguiu superar e aceitar a morte do irmão. As dicas desse mistério estavam espalhadas no filme inteiro. A primeira delas foi quando a mãe dos meninos se negou a dar comida para um deles (Lukas), visto que ela já sabia que ele estava morto.

    04 - O fato do Lukas estar morto durante o filme inteiro não é o mistério principal do filme. O diretor do filme não fez questão nenhuma de esconder isso, tanto é que ele deixou inúmeras pistas durante o filme inteiro. É só você prestar atenção.

    05 - O plot twist do filme é descobrirmos que o Elias (o gêmeo vivo conturbado) é um piromaníaco. A pista disso é o esqueiro encontrado na sua cama pela mãe dele. Ele pôs fogo na antiga casa da família. A cena no final do filme, da casa pegando fogo, não é a mesma casa onde eles moravam atualmente, que por sinal ele pôs fogo também.

    06 - A mãe dos gêmeos fez uma cirurgia plástica no rosto porque ela teve seu rosto queimado no incêndio da sua antiga casa.

    07 - A mãe e o Elias morreram no incêndio da segunda casa (a atual) e foram se encontrar com o Lukas no céu/inferno. (Essa cena é mórbida e perturbadora!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante, quase tudo que você falou eu não havia captado!

      Excluir
    2. Os pontos 4 e 5 eu não tinha sacado. Muito bom!!! Mas, e a irmã gêmea que aparece na foto, tem alguma relevância???

      Excluir
    3. Ele não pôs fogo na antiga casa. A casa queimando era a mesma, se vc prestar atenção vc vê a cerca, vê a estufa na lateral. O que acontece é o angulo que está diferente (eu parei, voltei as cenas, é a mesma casa). Não tem como ter tido incêndio na primeira casa se o lukas morreu por afogamento. Acho que o motivo da cirurgia não se explica, só se eles sofreram acidente de carro e a água borbulhando não tem muito a ver. As borbulhas podem ser tb o espirito do lukas brincando ali, ali a gente vê que é só um menino e não dois. Logo a mãe chega, acho que é mais plausível.

      Excluir
    4. olha eu achei legal e sobre quem fala mal das pessoas fazerem spoiler fica uma dica parem de ser curiosos ..simplismente é so não lerem como dizem esse blog é para tds como tem os que nao gosta tem os que gostam..então respeitem se não querem saber simplesmente role para baixo e pronto não vão saber sobre o filme....

      Excluir
    5. Talvez a vontade de fazer foi devido a um TEPT.

      E na interpretação de Gustavo Hackaq: "A própria cirurgia facial da mãe é uma metáfora para os acontecimentos passados, como se ela, depois dos cortes emocionais, tivesse saído outra pessoa, física e psicologicamente. As ataduras em seu rosto são cicatrizes das perdas."

      Excluir
    6. Nossa, vc leu tudo implicito kkk mas o filme é totalmente mal feito c cenas aleatórias, poderia dar um bom filme se explicado passo a passo com vc explicou.

      Excluir
  13. impressionante... O autor do blog diz que nao vai indicar um paralelo inevitavel do filme, pq seria spoiler. E seus leitores se colocam como "colaboradores" e discutem o filme, indicando suas "pistas" e acabando com o mistério do filme... Esse blog indica filmes, muita gente busca indicaçoes aqui. Spoiler é uma das coisas mais detestáveis, desagradáveis e desrespeitosas que há no mundo cinéfilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre chato, mas o tipo de pessoa que mais me frustra são as que, depois de contar os plot twists logo na 1ª frase, e passar mais 6 linhas detalhando os filmes da metade para o fim, ainda dizem coisas como: "assistam", "recomendadíssimo", "vale a pena assistir", etc.
      Gostam de um filme e tentam te convencer a vê-lo destruindo a sua experiencia, e fazem isso na maior boa vontade e inocência.
      Burrice + total falta de empatia.

      Excluir
  14. Me lembrou bastante o filme coreano Medo, que teve remake americano chamado O Mistério das Duas Irmãs, muitos elementos são parecidos. A versão coreana é bem mais profunda que a americana, embora mais complicadíssima de entender, pelo menos para mim, que sou burro huehue. Ótimo review ^^

    ResponderExcluir
  15. O problema para "entender o filme" é que, na versão que eu assisti, o tradutor responsável pela legenda vacilou algumas vezes com algumas traduções que a mãe se refere no plural as duas crianças.

    ResponderExcluir
  16. O problema para "entender o filme" é que, na versão que eu assisti, o tradutor responsável pela legenda vacilou algumas vezes com algumas traduções que a mãe se refere no plural as duas crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão que eu vi tbm estava com a legenda sempre no plural, porém n era necessário a legenda certa para entender q um dos irmãos n "existia". Acho q foi uma jogada do pessoal da legenda pra tentar esconder por mais tempo o fato de um dos meninos já estar morto.

      Excluir
    2. A versão que eu vi tbm estava com a legenda sempre no plural, porém n era necessário a legenda certa para entender q um dos irmãos n "existia". Acho q foi uma jogada do pessoal da legenda pra tentar esconder por mais tempo o fato de um dos meninos já estar morto.

      Excluir
  17. Olha, cochilei algumas vezes no meio do filme, confesso.
    O final me surpreendeu pouco, achei que poderia ter sido melhor. Nota 6

    ResponderExcluir
  18. Olha, cochilei algumas vezes no meio do filme, confesso.
    O final me surpreendeu pouco, achei que poderia ter sido melhor. Nota 6

    ResponderExcluir