terça-feira, 27 de maio de 2014

Caracóis na chuva

"Snails in the rain", de Yariv Mozer (2013)] Drama israelense baseado no livro "O jardim das árvores mortas" , de Yossi Levy Avni . O Diretor Yariv Mozer é o mesmo do excelente documentário "Os homens invisíveis", sobre palestinos que fogem da ira de sua pátria e de sua familia por serem gays e vivem clandestinamente em Israel. Em "Caracóis na chuva", Yaruv Mozer retoma o tema do drama de um homem que está em conflito pessoal pela mentira que precisa mostrar para as pessoas que o rodeiam. Homossexual enrustido, Boaz é um jovem estudante de linguística na Tel Aviv de 1989. Ele mora com sua noiva Noa. Todos os dias, Boaz recebe pelo correio uma carta apaixonada de um anônimo, que Boaz acredita ser de um jovem militar por quem ele foi apaixonado durante o serviço militar. Noa desconfia e acompanha as cartas sem que o noivo saiba. Até que um dia as cartas cessam de chegar e Boaz entra em crise. O tema já é bem batido, mas aqui ganha um sabor especial pelas mão do diretor: por ele, toda a cidade de Tel Aviv é gay. É muito divertido acompanhar closes dos homens que olham para Boaz. Não tem um que não olhe para ele de forma sedutora. Humor à parte ( e nem é para ser engraçado), é um drama de certa forma ingênuo, óbvio. Mas por ser um filme israelense, ganha contornos especiais, adicionado uma pitada de contexto histórico. O filme ganha charme também por ser de época e por ter um bom elenco, principalmente o casal protagonista, bonitos e talentosos. No mais, é muita adrenalina e tesão envolvidos na tela e dentro do filme. As imagens são bonitas e a fotografia capta bem o clima de erotismo. Nota: 7

3 comentários:

  1. A desconfiança de Boaz sobre todos os homens dá uma boa apimentada no filme. Mas nuncadescobri por quê o tirulo "Caracóis na Chuva". Me explica?

    ResponderExcluir
  2. Porque ele fica escondido na concha e só mostra um pequeno pedaço de quem é de fato.

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino que o título seja porque os caracois são hermafroditas e geralmente na época de chuvas eles aparecem à procura de um parceiro para procriar.

    ResponderExcluir