domingo, 25 de setembro de 2011

Além da estrada


" Por el camino" , de Charly Braun (2010)

Santiago ( Esteban Feune de Colombi) é um jovem argentino, que segue de Buenos AIres para Montevideo. Ele vem resolver um assunto de posse de terra, a pedido da família. Santiago era um investidor de mercado, em Nova York, mas a morte de seus pais o fez voltar ao lar. No trajeto de barco, ele conhece Juliette (Jill Mulleady) , uma jovem belga que veio em busca de um uruguaio que ela conheceu em outro país, Santiago oferece carona para Juliette, e juntos, descobrem uma amizade, novos personagens pelo caminho, e claro, o amor.
Um típico road movie, dirigido pelo ex-ator Charly Braun. O filme tem um caráter auto-biográfico muito forte, que fica evidente nos créditos finais, onde vemos imagens de jovens nos memos lugares onde foram filmadas as cenas.
É um filme emotivo, bonito - a fotografia é realmente bela- tem sensibilidade. Mas o roteiro não tem um foco. Os personagens vão seguindo caminho, e por eles passam tipos incomuns, como Naomi Campbell, que do nada, dá um depoimento sobre preconceito contra modelos negras na Alta costura. Depois surge a atriz Guilhermina Guinle, também uma das produtoras do filme, que faz uma espécie de namoradinha de Santiago, e ambos, fazem uma cena dispensável de balada noturna.
O filme também não tem ritmo. Dá uma canseira. A trilha sonora pelo menos confere uma sensação de nostalgia que ajuda a embalar a narrativa.
O filme venceu o prêmio de melhor direção no Festival do Rio 2010.

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário