quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026
O casamento do meu irmão
"My brother's wedding", de Charles Burnett (1983)
Exibido em versão restaurada no Festival de Berlim 2026, "O casamento do meu irmão" foi escrito e dirigido por Charles Burnett, e lançado em 1983. É um filme indie, rodado em película, com atores amadores, representando a comunidade negra de classe média de Los Angeles, South Central. O filme foi um enorme fracasso comercial e a crítica na época não foi favorável. O filme foi arquivado. o Diretor conseguiu finalizar a edição e relançar o filme em 2007, obtendo uma resposta, dessa vez, positiva da crítica. Um retrato fiel, realista e humano de uma família negra batalhadora, a narrativa lembra muito a liberdade artística e improvisação dos filmes de John Cassavettes.
O filme acompanha Pierce Mundy (Everett Silas), um jovem negro que trabalha na lavanderia comandada por seus pais. Acomodado com a sua vid ahumilde e a falta de ambição, Pierce frequenta a igreja todo domingo e ajuda membros da comunidade. Mas a sua vida do nada se torna um caos: seu amigo de infância, Soldier (Ronnie Bell), está prestes a ser solto da prisão. Os pais de Soldier imploram a Pierce que o ajude a evitar que ele volte para a cadeia. E também, seu irmão mais velho, Wendell (Monte Easter) decide se casar com Sonia (Gaye Shannon-Burnett), uma advogada que pertence a uma classe social mais alta, e por isso, motivo de desprezo de Pierce.
Charles Burnett realizou um filme que transita entre o drama social e a dificuldade da comunidade negra ascender socialmente, tendo um leve humor no tom, principalmente nos personagens dos pais e avó de Pierce, cheios de frases feitas e mensagens edificantes. Mesmo trabalhando com elenc amador, o filme respira espontaneidade, vida real. Uma obra histórica que merece ser vista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário