terça-feira, 3 de fevereiro de 2026
Marcas da maldição
"Zhou", de Kevin Ko (2022)
O site Indiewire fez uma lista dos 25 melhores filmes de terror do gênero found footage e elegeu essa produção de Taiwan como a 10a. Fiquei curioso, pois da lista, esse era dos poucos que nunca nem tinha ouvido falar. Ap;os assistir ao filme, achei exagero inclusive o filme constar da lista dos 25, quanto mais sendo o 10o melhor. Eu tenho um problema s;erio com alguns found footage pois a premissa de que tudo está sendo gravado o tempo todo, na maioria das vezes sôa muito falso, com a eterna pergunta que o espectador faz: Mas quem está gravando? Porque eles gravam absolutamente tudo?
O filme é beaseado em uma história real, ocorrido em 2005 em Taiwan, na cidade de Kaohsiung: uma família de pintores declarou estar possuída por demônios. Os seis integrantes da família, então, começaram a se agredir no intuito de exorcizar os tais demônios, utilizando bastões de madeira. A filha mais velha veio a falecer tragicamente, espancada até a morte, e os cinco familiares foram condenados. "Marcas da maldição" foi um dos maiores sucessos de bilheteria de terror em Taiwan. Misturando presente e passado, o filme traz a protagonista Li Ronan (Hsuan-yen Tsai) fazendo um pedido a quem estiver assistindo ao seu video que memorize uma imagem e entoe um cântico. Ela é mãe da pequena Dodo (Sin-Ting Huang), que está amaldiçoada por um espírito. O filme retrorna para seis anos atrás, para que o público entenda como a maldição chegou na menina. Ronin, seu namorado Dom e o irmão dele, Yuan (Wen Ching-Yu), possuem um canal no Youtube voltado para casos paranormais. Visitando uma região montanhosa onde moram os pais de Dom e Yuan, eles são advertidos que são proibidos de entrar em um túnel. Ali, somente membros da seita Mãe Buda podem entrar. eles ignoram o pedido e entram no túnel, a ponto de testemunharem uma criança sendo sacrificada pela seita. Dom e Yuan acabam morrendo por ataque de espíritos e Ronan consegue fugir. Nos dias atuais, sua filha Dodo herdou a maldição, e Ronan precisa salvá-la.
Deveria ser proibido esses found footage terem mais de 90 minutos ( o filme tem 1hr 50 min). Fica arrastado, perde ritmo e cansativo. A trama é interessante, mas fica repetitica, e a edição, que misture os tempos, fica bastante confusa. O final tambem não é muito claro. Os efeitos são ok, e tem um ou outro jump scare efetivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário