sábado, 25 de novembro de 2023

Napoleão

"Napoleon", de Ridley Scott (2023) Épico de Ridley Scott sobre o Imperador Napoleão Bonaparte, falecido aos 51 anos na Ilha de Santa Helena, África, exilado pelos ingleses após derrota na Batalha de Waterlloo. Talvez a informação mais chocante que o filme traz é a cartela final, anunciando que 3 milhões de soldados franceses morreram em batalha sobre o seu comando nas tomadas do Egito, Itália, Rússia, etc. Para minha grande frustração, o filme é bem chato. Com 2:40 horas, a produção é grandiosa em todos os níveis: figurinos, maquiagem, figuração, efeitos, fotografia, trilha sonora. A edição no entanto, não funciona, dando enormes saltos temporais que me deixou bastante confuso, dando a impressão de que era tudo uma grande narrativa em sketches. Fui pesquisar e entendi: o filme, produzido pela Apple tv, será exibido no player com mais de 4 horas de duração. Para exibir a versão do cinema, foram cortadas muitas cenas, e esses cortes tornaram tudo bastante abrupto. O roteiro foca 2/3 na relação amorosa e novelesca entre Napoleão e Josefine, uma viúva com quem Napoleão se casou e mesmo ela não tendo engravidado de um filho dele, ele a amou até a morte dela. As cenas de batalhas são muito bem produzidas, mas ficaram longas e arrastadas. Joaquim Phoenix está no automático. Ele é um excelente ator, mas a sensação que me deu é que estava cansado. Eu preciso rever o filme daqui há alguns meses, para entender se fiquei frustrado pela alta expectativa que eu estava em relação ao fiilme. Um ponto alto é o elenco coadjuvante: Vanessa Kirby, Rupert Everett, Tahar Rahim são alguns dos que sustentam a narrativa com o talento e a presença de cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário