sábado, 14 de janeiro de 2023
Utama
"Utama", de Alejandro Loayza Grisi (2022)
Premiado drama da Bolívia, indicado pelo país a uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro 2023. O filme recebeu dezenas de prêmios, entre eles, o Grande prêmio do juri em Sundance 2022. O filme possui imagens belíssimas, captadas pelas lentes de Barbara Alvarez, a fotógrafa brasileira que também fotografa filmes brasileiros. A direção e roteiro são de Alejandro Loayza Grisi, que conduz com sensibilidade esse drama quase que antrpológico, mostrando a rotina de moradores de uma região afetada pela seca.
No altiplano boliviano, a sêca tornou a plantação impraticável,e. para cuidar das lhamas, falta água. Boa parte dos moradores decide migrar para. cidade grande. Mas um casal quéchua idoso, Virginio e Sisa, decidem permanecer, em sua condição de vida humilde. Quando seu neto Clever aparece, Virginio rapidamente percebe que ele está lá apenas para convencê-los a se mudar para a cidade. O fato de que a seca os deixou sem água não ajuda em nada. Virgilio é turrão e não quer abandonar as terras onde nasceu e cresceu.
O filme tem um ritmo bastante lento, e deve ser apreciado como um filme quase que de olhar documental. O roteiro tem um fiapo de história, e se baseia quase que totalmente em imagens e planos cinematográficos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário