quarta-feira, 16 de abril de 2014
O enigma chinês
"Casse tête chinois", de Cédric Klapisch (2013)
Terceira parte de uma trilogia que começou em 2002 com o cult "Albergue espanhol", e que depois, em 2005, mereceu uma continuação, chamada "Bonecas russas".
Em "Quebra-cabeças chinês", o cineasta e roteirista Cedric Kaplish recupera os 4 personagens principais do filme original: Xavier (Roman Duris), o aspirante a escritor agora já como profissional do ramo; Martine (Audrey Taotou), ex-namorada de Xavier; Isabelle (Cecille de France), a amiga lésbica de Xavier e Wendy (Kelly Reilly), que se casou com Xavier, teve 2 filhos com ele e acabaram de se separar. O filme mostra Wendy se mudando para Nova York e levando os 2 filhos pequenos. Desesperado Xavier resolve se mudar para lá também, na esperança de morar perto dos filhos. Estranhamente, e exaltando a cultura americana em detrimento da francesa, o Cineasta Cedric acaba colocando todos os 4 personagens se mudando para Nova York e mais, amando o lugar. Seria a derrocada do romantismo europeu? O roteiro é didático, clichê, e acompanhamos a via crucis de Xavier forjando um casamento para ganhar Green Card, a sua busca por apartamento, trabalho, etc, enquanto acompanhamos xaropadas de roteiro sobre conflitos de casal e de família. Nesse mundo globalizado de Cedric, de onde já tinhamos "Albergue espanhol", onde ninguém se entendia direito, agora temos uma Nova York cosmopolita, com direito à cultura chinesa.
Cedric quis fazer dessa sua trilogia algo inesquecível e arrebatador como a trilogia de "Antes do amanhecer", de Richard Linklater. Só se esqueceu de botar alma e sinceridade ao roteiro. algo que aqui tá em falta.
Nota: 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cara, você viu legendado? não acho a legenda por nada nesse mundo! pode me ajudar?
ResponderExcluirabraço!!