sexta-feira, 18 de abril de 2014

Miss violence

"Miss violence", de Alexandros Avranas (2013) O Cineasta austríaco Michael Haneke influenciou toda uma nova geração de cineastas gregos, a começar por Giorgos Lanthimos, que dirigiu a porrada "Dente canino", incrivelmente indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2010, mesmo contendo sexo explícito e violência extrema. Agora, com esse "Miss violência", o cinema grego chegou ao auge: feito para chocar, provocar, causar náuseas e debandada de platéia, como tem acontecido aonde ele tem sido exibido. Vencedor dos prêmios de Direção e melhor ator em Veneza 2013, é um filme impressionante na sua frieza narrativa. O cineasta não reluta em mostrar cenas chocantes, a começar pela 1a cena do filme. Uma menina de 11 anos, durante a comemoração de seu aniversário, se joga de uma janela, e antes de morrer, esboça um sorriso de satisfação. A família, que consiste na figura do avô , a mãe avó e 3 crianças pequenas, parece nem se chocar com esse suicídio. A vida segue normal, a polícia investiga, mas outros acontecimentos aterradores vão se revelando, até o auge com a descoberta do porquê a menina se suicidou. Duas cenas que provocarão revolta: o estupro de uma menina, e a 1a vez de uma criança, mostrada de forma brutal, mesmo sem revelar nada ( me lembrou a cena do estupro em "Paisagem na neblina"). A trama lembra, coincidentemente, com "Bastardos", o mais recente filme de Claire Denis. Mas o cineasta Alexandros Avanas vai mais a fundo. Ele realmente que incomodar, pouco se lixando para o que o espectador vai achar. O elenco está brilhante, todos super dentro da proposta agressiva e violenta do filme. Inclusive, até agora não acredito numa cena onde o avô castiga o neto e obriga a mais nova a dar inúmeros tapas fortes na cara do menino. Fátima Toledo fez escola na Grécia, talvez nem mesmo ela saiba. A maioria dos críticos acredita que toda essa violência do cinema grego seja uma resposta dos cineastas à recente crise econômica, e a metáfora do governo destroçando família e seus valores. Não dá para recomendar esse filme, assim deliberadamente. Nota: 8

2 comentários:

  1. Oi , amei tudo o que disse , e o que me entristece é saber que isdo de fato acontece . O filme foi muito bom , mas me ajuda ai por favor ! Quem matou o velho ??
    Não entendo como esse filme não foi tão divulgado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu entendi foi que a matriarca esposa do velho que o matou, inclusive numa cena anterior aparece ela limpando meticulosamente a faca que foi utilizada. Porém, para nosso desespero a idéia de "todo agredido é um potencial agressor" se concretiza, e quando ela fala "fechem a porta" é uma metáfora de que agora a mãe será uma aliciadora.

      Excluir