domingo, 17 de agosto de 2014
O ciúme
"La jalousie", de Philipppe Garrel (2013)
Trabalhando pela 4a vez com o seu filho ator, Louis Garrel, o cineasta francês Philippe Garrel realiza aqui o seu melhor filme. Ele se baseou na história de seu pai, o ator Maurice Garrel, que abandonou a sua mãe para viver com uma atriz. Em "O ciúme", Garrel narra um drama acri-doce sobre a vida de atores. Louis (Louis Garrel) se separa da mãe de sua filha e vai viver com uma atriz desempregada, Chotilde. O fato de ter ficado a mais de 6 anos sem conseguir um papel faz com que Clothilde mergulhe em depressão. Louis também é ator, e se vira como pode para pagar gastos com apartamento. Vez ou outra ele passa o dia com a sua filha, e como bom galanteador, flerta com outras mulheres.
Filmado num belíssimo preto e branco, assinado por Willy Kurant ( que realizou entre outros, "Masculino feminino" de Godard) e com uma excelente trilha sonora que exala melancolia, o filme foi lançado em Veneza 2013.
O elenco é excelente. Além de Garrel, as atrizes Anna Mouglalis ( de "Coco Chanel e Stravnsky"), Rebecca Convenant ( que interpreta sua ex) e Olga Milshtein, que interpreta sua filha, possuem momentos solos absolutamente geniais. A cena da mãe perguntando durante o jantar para sua filha como foi o dia com o pai e a amante é antológica. Esther Garrel, irmã de Louis Garrel, interpreta sua irmã no filme.
Os diálogos são primorosos. Philippe Garrel filma com o estilo e narrativo de algum filme clássico francês dos anos 60, tipo Truffaut ou Claude Chabrol, exalando romantismo e delicadeza.
Nota: 8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário