segunda-feira, 18 de agosto de 2014

À procura de Mr Goodbar

"Looking for Mr Goodbar", de Richard Brooks (1977) Um grande clássico do cinema maldito de Hollywood dos anos 70/80, época onde os grandes estúdios investiam em histórias barra-pesadas e que tinham como locações o submundo underground das grandes cidades. Filmes como "Parceiros da noite", de Willian Friedkin, e "À procura de Mr Goodbar" provocaram verdadeiro furor e comoção na midia por conta de seu painel devastador da sociedade que se entrega às drogas e sexo sem qualquer tipo de moral e pudor. Em ambos os casos, a morte é a única solução para que se cure essa doença social. Baseado em história real, da professora Roseann Quinn em Nova York, que foi assassinada por um de seus parceiros sexuais., e posteriormente lançado como livro de grande sucesso. Diane Keaton interpreta Theresa, uma professora de crianças problemáticas. Theresa tem um trauma de infância: ela contraiu polio, o que deixou cicatrizes nas suas costas que a fazem sentir vergonha. Por conta disso e de toda a humilhação que ela passou, ela evita relacionamentos. Ela quer aventuras. Quando resolve sair da casa de seus pais, ela se entrega a uma vida de sexo e drogas desenfreado. sem culpa. De dia, a boa professora, e d enoite, a mulher sexualmente independente, dona de si e que escolhe com quem ela quer transar. Mas o destino irá lhe reserva uma final trágico, nas mãos de um homossexual enrustido. Acusado de moralista, o filme foi uma revolução no comportamento das mulheres da época, que estavam ganhando espaço na mídia justamente pela sua independência profissional e sexual. O filme caiu como um balde de água fria. Diane Keaton, que estava casada com Woody Allen e no mesmo ano, lançou "Noivo nervoso, noiva neurótica", um grande sucesso de crítica e público. chocou a todos, inclusive a Woody Allen, com suas cenas de sexo e uso de drogas. Ninguém esperava que Annie Hall, sua personagem no filme de Woody, pudesse fazer algo tão radicalmente oposto e perturbador como em "Mr Goodbar". Ela ganhou o Oscar por Annie Hall, mas com certeza o prêmio também veio pela sua atuação devastadora nesse filme de Richard Brooks, diretor que até então só havia feito filmes clássicos. Brooks inova na linguagem usando fotos e flashbacks na montagem de forma esquizofrênica, provocando uma narrativa de filme sujo, maldito. A fotografia é em tons escuros, a trilha sonora toda composta por clássicos da Disco Music que eram o grande must do momento. O filme também lançou as carreiras de Richard Gere e Tom Berenguer, que vieram a fazer muito sucesso depois. Diane Keaton nunca mais fez nada parecido, mas pode se orgulhar de ter feito esse filme estranho e crú. Na época, a campanha publicitária era "Diane Keaton in the rough". Um filme assustador e com um dos finais mais apavorantes da história do cinema. Nota: 8

7 comentários:

  1. Tu tens esse filme? legendado em português?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho esse filme com legendas em portugues foi tranposto de vhs para dvd mas a imagem e som são perfeitos. se quiser te mando de presente uma cópia.

      Excluir
  2. Eu adoro esse filme nos aureos tempos do vhs comprei e depois passei para dvd é um filme onde tudo é bom a historia personagens os atores e pricipalmente a linda trilha sonora . um filme inesquecivel.

    ResponderExcluir
  3. Excelente filme, pois retrata o comportamento de uma sociedade machista e feminicida. Uma radiografia da falta de autoestima também, por parte da personagem de Diane Keaton. Eu gostaria de ter o DVD. Será que ainda é vendido?

    ResponderExcluir
  4. Procurei esse filme por muito tempo....

    ResponderExcluir
  5. Não sei como alguém pode ver nesss caso REAL uma sociedade machista ao invés de ver uma mulher perturbada com um comportamento SUICIDA que s levou à morte.

    ResponderExcluir
  6. Não sei como alguém não pode ver... O microcosmo afeta o macro e vice-versa! Leia mais e estude mais, é bom para os neurônios.

    ResponderExcluir