quarta-feira, 23 de julho de 2014
O cume
"The summit", de Nick Ryan (2012)
Documentário dirigido e produzido por Nick Ryan, relatando a tragédia ocorrida em 1 de agosto de 2008, quando 11 alpinistas de expedições de países diferentes morreram ao escalar a Montanha K2, a 2a mais alta do mundo.
A 1a mais alta do mundo é a Everest, mas é na K2 que a subida é considerada mortal. Ambientada nas montanhas do Himalaia, entre Paquistão e China, existe uma pesquisa feita que d;a um gráfico dizendo que entre 5 alpinistas que a escalam, 1 morre. Inclusive na base da K2 existe um memorial homenageando todas as pessoas que já morreram na escalada.
A tragédia de 2008 ocorreu quando várias expedições de países como Coréia do Sul, Holanda, Noruega, Itália, França entre outros, enviaram alpinistas para subir o cume da K2 em grupo. Na subida, morreram 2, mas mesmo assim os alpinistas continuaram. Na descida, foi onde ocorreu a maior tragédia. Alguns morreram por acidente, outros foram soterrados por uma avalanche.
O filme faz um paralelo desse evento com a escalada do italiano Walter Bonatti e outros em 1954, considerada a 1a vez que a escalada foi bem sucedida até o topo. O filme mescla imagens de arquivo de 1954 e 2008, com reconstituições com atores. Essas simulações foram filmadas nos Alpes Suíços.
Eu realmente fico imaginando o que leva seres humanos a largarem o conforto de seu lar para se aventurarem em um esporte radical onde claramente a morte caminha do seu lado.
Um dos alpinistas dá o depoimento: "quando somos crianças, queremos sempre subir. Adultos, continuamos a subir. Queremos contar histórias em aniversários. A estrutura do documentário é confusa pois mistura épocas, flashbacks, imagens de arquivo e reconstituição, tudo fora de cronologia. Além do que, é longo, quase 1:50 hrs. Vale como curiosidade e para os que querem acompanhar uma história de ficção ambientada na montanha mais perigosa do mundo, só ver o filme "K2, a montanha da morte", de 1991.
Nota: 6
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário