terça-feira, 8 de julho de 2014
Faça a coisa certa
"Do the right thing", de Spike Lee (1989)
"FAssisti o filme pela 1a vez na época do seu lançamento, 1989. Na ocasião, ficou marcado em mim a energia e brutalidade que o filme oferecia como mensagem. Moradores de uma comunidade pobre do Brooklyn convivendo com desemprego, pobreza, calor insuportável, sujeira e principalmente, muito ódio racial. Judeus contra negros e contra brancos e contra asiáticos e contra latinos. No universo globalizado da grande metrópole Nova York, todas as etnias são convidadas para uma visão apocalíptica da desunião entre os povos.
Revendo agora, fico impressionado com o vigor e a energia do filme, que continuam intactos. Os enquadramentos, a fotografia, a trilha sonora, o uso constante da grua linkando o exterior super populoso com os interiores mais suaves, tudo é pulsante. O elenco de rostos desconhecidos na época agora ganha contorno de gente famosa: Samuel L. Jackson, Rosie Perez, John Turturro, Chris Rock. Danny Aiello, no papel do dono da pizzaria italiana, mostra força e generosidade ao contracenar com atores menos experientes. O seu talento levanta a energia de todos em cena.
O filme lançou moda e muitos cineastas copiaram várias cenas do filme.
Hoje em dia eu tiraria 30 minutos da edição final do filme: ao abraçar várias causas, Spike Lee acaba falando de muitos assuntos, aglomerados de forma cansativa em 2 horas de projeção. Mesmo cansativo e redundante em alguns momentos, o filme foi o estopim para projetar o nome de Spike Lee no rol dos grandes cineastas dos anos 90, principalmente por ser negro e por fazer cinema independente. O filme foi o veículo usado para que o Ator-roteirista e Diretor desse sua voz na boca de vários personagens, todos lutando em prol das mensagens edificantes de Malcon X e Martin Luther King.
Fight the Power!
Nota: 7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário