quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Elefante branco
"Elefante blanco", de Pablo Trapero (2012)
Padre Julian (Ricardo Darin) e Padre francês Nicholas(Jeremie Renier) trabalham para uma comunidade da periferia de Buenos Aires, assistindo aos moradores favelados. Junto deles, a assistente social Luciana (Martina Gusman) procura alertar os moradores do perigo das drogas,principalmente os jovens, e trazendo conforto espiritual. Porém, o controle dos traficantes , que dividiram a comunidade em duas fcções rivais, e a insistente investida policial que procura prender os bandidos, fazem com que os padres procurem proteger os moradores. Julian procura a Igreja e o apoio do Bispo para a causa social, mas a Igreja evita se meter nos assuntos e provoca a ira de Julian. Ao mesmo tempo, Padre Nicholas se culpa por ter fugido quando a milícia invadiu a comunidade que ele trabalhava em outrora e foi dizimada, e ele nada fez.
Ótimo filme do argentino Pablo Trapero, com um roteiro poderoso que faz críticas aos setores da sociedade, que cruzam os braços quando na verdade teriam que abarçar a população e ajudá-los em suas causas sociais. Tecnicamente, o filme é um primor: vários planossequnências d eencher os okhos, como o do inicio, na apresentação do prédio Elefante Branco, através dos 2 personagens, ou em outro momento poderoso, quando Nicholas e Luciana andam pela favela de noite e de repente começa um tiroteio entre as 2 facções. Tudo muito bem orquestrado, aliado a uma excelente fotografia que mostra uma Buenos Aires poucas vezes vista em filmes.
O grande poder do filme, no entanto, fica na mão da dupla principal: os excelentes Ricardo Darin e o francês Jeremie Renier, fetiche dos belgas Irmãos Dardenne, estão formidáveis, trazendo a angustia de seus personagens. Como é bom ver filme com atores tão sensacionais.
Nota:8
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário