terça-feira, 10 de julho de 2012

Hemel

"Hemel", de Sasha Polak (2012)
Hemel(Hsnnah Hoekstra) e' uma jovem de 20 e poucos anos, que passa as suas noites procurando por diversao e sexo nos bares e boites da cidade em que mora, na Holanda. Ela nao prcura amor, apenas sexo. Em uma de suas investidas, um argelino faz carinho apos a relacao, mas ela o despreza e o manda emora. Os pais de Hemel sao divorciados, e ela matem contato com o pai, um leiloeiro conceituado. Assim como Hemel, Gijs tambem e' promiscuo. Porem, um dia, ele anuncia um namoro firm com a sua assistente, o que desestabiliza emocionalmente Hermel. Belo drama com fortes cenas de erotismo, favorecido pela sua magnifica fotografia, uso de camera e claro, pela performance sensacional da atriz Hannah Hoekstra. Ela confere verdade ao personagem, se entregando de corpo e alma, se expondo por completo e demonstrando todas as variacoes de personalidade que o personagem exige. Muitas das cenas noturnas posssuem elegancia e estilo, e a trilha sonora, que pontua quase que o filme inteiro, da um clima de melancolia necessarios para a historia. A critica em sua maior parte faz uma analogia ao filme a " Shame", dizendo ser uma versao feminina do mesmo. Faz sentido: estao la' a busca desesperada por sexo, a questao do incesto, a solidao, o caos emocional, a ideia do suicidio. Um filme que vale a pena ser visto, um produto para um publico adulto e que faz pensar. Nota:8

2 comentários:

  1. É um belo filme, e como vi a ambos, realmente Hemel, querendo ou não, faz alusão ao filme de Steve McQueen. É quando a solidão interna já não é o bastante e transborda o nosso peito, derramando prantos de dor e sofrimento.

    Belos filmes!

    ResponderExcluir
  2. Achei melhor que muito filme visto na Mostra de São Paulo, e dá pra fazer uma ótima ligação com Shame. Uma grata surpresa.

    Poses e Neuroses

    ResponderExcluir