domingo, 29 de julho de 2012
Lena
"Lena", de Christophe Van Rompaey (2011)
Lena é uma jovem de 17 anos, que mora com a sua mãe opressora. A mãe é uma motorista de onibus, que vive tendo relacões com varios homens. Ela humilha sua Lena, por ela ser gorda e a responsabiliza por sua vida de merda. Lena trabalha numa creche com sua amiga
HAnneke, e de noite, elas frequentam uma ala de danca. Lena tem baixa auto-estima e se entrega para odos os garotos, apenas para se sentir desejada, mas ninguém quer envolvimento emocional com ela. Um dia, ela conhece Daan por acaso. Ele é conhecido por seu envolvimento com roubos e venda de drogas. Daan se diz apaixonado por la, e por conta de sua carencia, Lena se entrega para Daan, e acaba indo morar com ele. O pai de Daan mora também na casa, e também se diz apaixonado por Lena.
Bom drama holandês, com ótima interpretacão do casal principal: Emma Levie (lena) parece uma versão mais gordinha de Bjork, e Niels Gomberts (Daan) lembra um John Travolta adolescente.
O filme reúne todos os clichës do tema da adolescência, falando de sexo, baixa auto-estima, drogas, roubos, crises familiares. A personagem a mãe irrrta pela sua obviedade. Ela passa o tempo todo escurracando a filha, xingando, maltratando. Chega a ser falso de tão insistente.
A fotografia do filme é bonita, aproveitando os tons escuros do outuno holandês. A câmera é envolvente, com movimentos suaves de planos na mão, conferindo um olhar documental.
Um problema é a longa duracão: quase 2 horas de filme. A narrativa tem várias barrigas, perdendo ritmo. Mas vale como curiosidade, uma vez que o cinema holandês tem surgido com forca ttal, com dramas intimistas.
Nota: 7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu gostei do filme todo, mesmo com quase duas horas d duração ele conseguiu prender minha atenção. Só não consegui gostar no final. Não esperava algo felizes para sempre, mas fiquei com uma interrogação enorme na cabeça. Sabe aqueles filmes em que espera pelo menos mais alguns minutos pra saber o que acontece depois.
ResponderExcluirMas é ótimo de verdade. :D