terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Uma vida melhor


" A better life", de Chris Weitz (2011)

Carlos Galindo ( Damien Bichir) é um imigrante mexicano, que mora em los Angeles com seu filho de 14 anos, Luis (Jose Julian). Carlos trabalha como jardineiro, e conta com a ajuda de outros mexcicanos para conseguir trabalhos periódicos. Pobre, ele sonha em ter uma nova vida para ele e seu filho, e para isso, se dedica o dia inteiro para trabalhar. Um amigo de trabalho lhe oferece uma caminhonete para Carlos comprar, mas ele diz que não tem como, pois reserva dinheiro para a vida escolar do filho. Porém, acaba comprando uma caminhonete, com dinheiro emprestado de sua irmã, que por sua vez, tomou de seu marido, sem que ele saiba. Ao mesmo tempo, Carlos se preocupa com a educação de seu filho, evitando que ele se misture as gangues locais e se envolva com drogas. Um dia, a camihonete e as ferramentas de Carlos são roubadas por um conhecido, e Carlos tenta procurar o paradeiro da caminhonete roubada.
Bom drama, que exagera nas doses de melodrama, através do sofrimento interminável de seu protagonista, um homem de bom coração que vive sendo ludibriado pelas pessoas. É muito clara a influência do filme no clássico " Ladrões de bicicleta", inclusive porque o filme procura construir uma narativa naturalista de seus personagens. Os atores estão ótimos, e Damien Bichir foi indicado ao Oscar de melhor ator de 2012 pelo filme.
O filme tem um ritmo um pouco lento, as situações lá pelo meio da história se arrastam, mas no geral é uma bela história, mesmo que não traga muitas novidades, com performance irretocável de seu protagonista.

Nota: 7

Um comentário: