domingo, 28 de novembro de 2010

O Assassino dentro de mim


"The Killer inside me", de Michael Winterbotton

Baseado na obra do pulp autor Jim Thompson, o filme é ambientado nos anos 50, no Texas. Um assistente do sherife local é adorado pelos moradores pelo seu bom comportamento, e sempre amável com as pessoas. Mas no fundo, o que todos desconhecem, é sua tendencia a matar as pessoas, sem explicação alguma. Ele comete atos impensados e violentos sem motivação alguma, apenas age. Ele se envolve com uma prostituta, e sua noiva fica na expectativa do casamento. Entre os fantasmas de sua insanidade moral, qualquer um pode ser a próxima vítima.
Exibido em Berlim em 2009, o filme foi vaiado e detestado por boa parte da critica, que execrou a violencia extrema do filme. Chegou a ser comparado a " Irreversivel", e atacado por misoginia.
De fato, as cenas que o personagem de Casey Affleck agride as personagens femininas sao barra-pesadissimas, e deve assustar muita gente, ao contrário das mortes com os personagens masculinos, geralmente os liquida de vez.
Os atores estão ótimos: Casey Affleck, Jessica Alba (em seu melhor papel, sua atuação é comovente), Kate Hudson, Sam Sheppard, Bill Pullman...
O desfecho do filme é confuso, nao posso falar mais, sençao caracteriza spoiler. Ele possibilita várias leituras, uma realista outra fantasiosa.
Curioso o caminho de Winterbotton: faz vários filmes tão distintos em gênero, mas sempre interessantes ( Nove canções, Caminho de Guantanamo, etc)

Nota: 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário