segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Face/Visage


"Visage", de Tsai Ming Liang (2010)

Filme mais recente de Tsai Ming Liang, diretor Taiwanês, cuja retrospectiva está atualmente no CCBB ( nov de 2010)
Famoso pela sua estética sempre presente em suas obras, além de elementos visuais e dramáticos também onipresentes. A câmera estática, cuja duração do plano vai até o limite do suportável. A vida cotidiana, minimalista, simbólica. Os elementos da água, morte, reencarnação, sexo, musicais anos 30. Ming Liang é quase um Greenaway do Oriente. Seus filmes " Vive l´amour, Dragon inn, Que horas sao ai, O rio, o Buraco..." são poemas visuais, que rompem a barreira do convencionalismo, assim como os filmes do bardo inglês. O seu público é restrito, mas fiel. É dificil acompanhar seus filmes sem se despreender do tempo, ou seja, muita, mas muita paciência.
Aqui em FACE, Ming Liang homenageia o cinema francês, sua paixão, mais precisamente, o cinema de Truffaut. Para isso, ele traz os ícones dos filmes do cineasta francês para esse seu filme, que narra a historia de um cineasta de Taiwan, que vai até paris filmar uma releitura de Salomé. Fanny Ardant, Jeanne Moreau, Jean Pierre Leaud ( atores de Truffaut), se juntam a Laetitia Casta, Nathalie Baye e Mathieu Amalric nessa empreitada conceitual, financiada pelo Museu do Louvre.
O filme tem cenas belíssimas, mas na maior parte do tempo, é bem cansativo, alguns momentos realmente passam do limite do suportável. Mas vale como homenagem de um cineasta chinês a um ídolo francês.
Num momento musical do filme, Ming Liang presta uma homenagem a Almodovar: kitsch e delicioso.
Numa cena ousada , Mathieu Amalric protagoniza tórrida cena de sexo com o personagem do alter ego de Ming Liang, o ator Lee Kan Cheng.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário