domingo, 28 de novembro de 2010

Baaria, a porta do vento

de Giuseppe Tornatore (2009)

Dirigido por Giuseppe Tornatore, essa saga de uma familia na cidade de Baaria, região de Sicilia, é uma tentativa de se repetir o sucesso de Cinema Paradiso.
A referencia é explicita em uma cena que o pai leva o menino para o cinema, e a partir dai, o garoto toma fascinio pelo cinema. Mas isso é uma parte pequena dessse filme de 150 longos minutos.
Acompanhando 3 decadas da vida de Peppino, de familia pobre, sua paixão por uma mulher, e a sua ascenção rumo ao comunismo.
Paralelo, o filme posssui inúmeros personagens, o que torna a trama muito confusa, principalmente na parte inicial, quando os personagens sao apresentados. As elipses temporais sao muito esparsas, dai identificar quem é quem é bem complexo.
Várias historias tambem circulam, sendo que a maioria é muito mal desenvolvida. Uma pena, pois o filme tem momentos muito belos e poéticos, embalados pela trilha maravilhosa de Ennio Morricone, parceiro de Tornatore. Esse é o filme mais caro rodado na Italia, algo em torno de 25 milhoes de euros. Uma super-produção, bonito para os olhos, mas vazio para a alma. Curiosidade: Monnica Belucci, amiga do cineasta, faz figuração em uma cena. Alguém sabe qual? hehe

Nota: 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário