sexta-feira, 15 de novembro de 2024
O clube das mulheres de negócios
"O clube das mulheres de negócios", de Anna Muylaert (2024)
Vencedor do prêmio especial do juri no Festival de Gramado 2024, "O clube das mulheres de negócios" é uma alegoria social, política e de discussão de gênero e diversidade de Anna Muylaert, que co- escreveu junto de Gabriel Domingues e Suzana Pires e o dirigiu. Seu último longa ficção foi 'Mãe só há uma", de 2016, e ali Muylaert já abria uma provocação sobre orientação sexual em uma relação familiar.
Em um mundo distópico, as mulhers e os homens invertem as suas posições e papéis: as mulheres são corruptas, abusivas, assediadoras, portam armas, falam palavrões, amam o poder. Aos homens, cabe o papel da figura submissa, "frágil" e sempre em segundo plano, além de serem os maridos troféus, ou expostos sexualmente, usando shorts e barrigas de fora. Em um clube localizado em São Paulo, mulheres se encontram e discutem o Poder entre elas. Casa uma das mulheres possui um perfil bem definido. A dona, Cesárea (Cristina Pereira), recebe as amigas, interpretadas por Irene Ravache, Ítana Nandi, Polly Marinho, Grace Geanoukas, Katiuscia Canoro, Helena ALbergaria, Louise Cardoso, Maria Bopp, Clodd Dias, Veronica Debom. Dois repórteres, (um fotógrafo (Luis Miranda) e um jornalista (Rafael Vitti) chegam ao local para entrevistar as mulheres. Mas quando 2 onças fogem do cativeiro, todos ali presentes ficam sob a ameaça de suas garras.
Muylaert faz uma sátira sobre um Brasil caótico e espelhado nos governos de direita que ocorreram recentemente no país. Muita gente chamou o ato final de terror, mas está muito longe de ser: é uma paródia bizarra e provocativa de "Jurassic Park", com as onças atacando e caçando as pessoas que estão li no clube, ioncluindo os planos de corredores e pessoas ecsondidas atrás de balcões da cozinha. Muylaert não teme abraçar o trash, com sangue falso, onças criadas em CGI e depois, em um plano divertido, sendo associadas às onças das notas do real. A cena de Ítala Nandi em uma orgia com diversos homens nús é uma celebração de sua filmografia que envolve grandes clássicos do cinema novo, entre eles, "O homem do pau Brasil", de Joaquim Pedro de Andrade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário