quinta-feira, 15 de agosto de 2024
Enquanto você ainda é você
"Mientras seas tú", de Claudia Pinto (2023)
"O bom dessa doença é que chegará um dia que esquecerei que a tenho". A frase é da atriz espanhola Carmen Elias. Atriz de cinema tv e teatro, em 2010 ela descobriu estar com Alzheimer. Junto de sua amiga e diretora venezuelana Claudia Pinto, Carmen decidiu se abrir e juntas, realizaram gravações intimiostas que compõem esse comovente documentário.
Carmen havia trabalhado em 2 filmes com Claudia: "A Maior Distância", de 2013 e "As Consequências", de 2021. Durante as filmagens de 'As consequências", Carmen esquecia o texto e até então, não sabia o que estava acontecendo. Os dois filmes têm como tema a morte, a solidão.
Por um tempo, Carmen e Claudia decidiram contar somente a familiares e amigos próximos sobre a condição de Carmen, mas na entrega de um prêmio de atriz no Brain Film Fest, no dia 19 de março de 2022, Carmen decidiu revelar publicamente.
Carmen deixa claro que quando ela estiver em um estágio avançado d doença, ela deseja morrer. A eutanásia foi autoizada e aprovada na Espanha em 2022, e o filme acaba sendo um testamento da atriz para o mundo.
O filme ganhou o Goya de Melhor Documentário em 2024, e concorreu em San Sebastian.
Apesar do tema sombrio e melancólico, o filme abraça o otimismo e o amor à vida e à arte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário