segunda-feira, 26 de agosto de 2024
Em chamas
"In flames", de Zarrar Kahn (2023)
Concorrendo no Festival de Cannes 2023 na Mostra Camera D'or, o filme paquistanês "Em chamas" foi escrito e dirigido pelo cineasta paquistanês canadense Zarrar Kahn. O filme foi indicado pelo Paquistão à uma vaga ao Oscar de filme internacional 2024.
"Em chamas" é um drama que flerta com elementos do terror psicológico. O diretor se apropria do gênero para denunciar a tradição patriarcal do país, onde as mulheres são proibidas de terem direitos à propriedade, e pasme, a contas bancárias. A jovem Mariam, seu irmão pequeno Balil e sua mãe Fariha moram em um pequeno apartamento em Karachi, Paquistão. Quando o avô materno de Mariam morre, o irmão dele surge para ajudar as mulheres na transição do dono do apartamento para seu nome, uma vez que as mulheres não podem assinar contratos. Mariam desconfia da ajuda do tio, mas sua mãe acredita nele. Mariam começa a namorar um estudante de medicina na mesma faculdade onde ela estuda, mas durante um passeio de moto, ele acaba morrendo. Desolada e sentindo-se pressionada pelo tio e por sua mãe, Mariam passa a sofrer de alucinações.
Com um ritmo bem lento, o filme traz uma crítica à sociedade misógena do país. O roteiro é corajoso em fazer esse denúncia, e traz personagens masculinos dúbios, um grande acerto do roteiro que deixa o espectador em suspenso sobre a honestidade dos personagens.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário