terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tim Maia, o Filme

"Tim Maia- O filme", de Mauro Lima (2014) Sempre tive problemas com cinebiografias. Quando se trata de biografia de músicos famosos, são poucos os que me trazem lembranças. "Cloclo", "Piaf", "Eu não estou lá", "Serge Gainsburg" são alguns ótimos exemplos de filmes que combinam o didatismo de se narrar uma história com começo, meio e fim, mais a dosagem perfeita de cinema puro. Eu j;a havia visto o musical de Joao Fonseca para o teatro, "Tim Maia", e me apaixonei pelo elenco e pela montagem. O musical era longo, quase 3 horas, e abrangia a história inteira baseada no livro de Nelson Motta. Agora com o filme, de 142 minutos, esse épico musical ganha formas cinematográficas na fotografia de Dudu Miranda e Junior Malta. Tecnicamente o filme é todo impecável: direção de arte, maquiagem, figurino, som. Mas tenho que dizer, que o que me chamou aos olhos, foram as performances irretocáveis de Robson Nunes e de Babu Santana, especialmente esse, no papel do protagonista. Babu é um grande guerreiro que tive o prazer de trabalhar a tempos atrás, e sei de sua luta. Ele está impecável, grandioso, emocionante e emocionado em cena. Que esse filme lhe abra portas até então fechadas para alguém de seu tipo físico. Talento para dar e vender. Uma energia em estado bruto que todo ator deveria aprender a usar.

Um comentário: