quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Interestelar

"Interestellar", de Cristopher Nolan (2014) O que faz de um filme uma obra-prima? O Elenco? Aqui, temos Matthew McConaughey, Jessica Chainstain, Anne Hathaway, Michael Caine, John Lithgow, Ellen Burstyn, Matt Damon, Topher Grace, Casey Afleck. Ser comparado a dois clássicos da ficção científica, "2001" e "Solaris"? Ter um Diretor cultuado por reinventar as histórias em quadrinhos, ser um esteta, um visionário, que também produziu e roteirizou esse filme? O que separa esse filme de ser uma obra-prima? Resposta: 50 minutos excedentes. Dos seus 170 minutos, 50 minutos podiam ter ficado na sala de edição. Mas o filme se torna insuportável com essa gordura? Não, a gente assiste com o mesmo interesse, talvez boceje entre uma ou outra explicação científico/filosófica sobre conceitos de gravidade, buraco da minhoca, teoria d arelatividade, buraco negro, quinta dimensão e outras várias questões que um nerd pode babar, mas o simples mortal provavelmente se entediará. O que fica do restante do filme? Um drama emocionante, humano, tenso, dinâmico, que fala sobre relações familiares, egocentrismo, vaidade, rancor, traição, e principalmente, amor. Cristopher Nolan reduziu o que pôde da tecnologia para poder embasar seu filme na premissa de que o amor e o coração são a base para todos os problemas da humanidade. Emoldurando esse belo conto metafísico, a fotografia extraordinária de Hoyte Van Hoytema ( Deixa ela entrar", "Ela", "O espião que sabia demais") e a trilha sonora de chorar de tão linda e FODAAAAAA de Hans Zimmer. Ver as cenas com essa trilha sonora é algo de tão poderoso, que assisti com os pelos eriçados de tanta emoção. A história? Uma expedição espacial é mandada para a galáxia para que busquem um planeta que tenha as mesmas condições de vida da Terra para enviar a população, uma vez que o Planeta está morrendo. Só que o tempo no espaço tem uma dimensão diferente da do Planeta Terra. Um dos tripulantes, Cooper (McConaughey) deixa na Terra seus dois filhos, com a promessa de que voltará. O tempo passa, e a esperança da filha vai morrendo, assim como a expectativa de salvamento da população. O filme apresenta muitas cenas antológicas, mas destaco três pela emoção e pela direção estupenda de atores: quando Cooper assiste as mensagens atrasadas no monitor: o câmera fica em McConaughey, e vê-lo chorando é arrebatador. Depois, a cena da perseguição entre 2 personagens, que começa no solo, daí encaminha-se para uma corrida espacial ate chegar na nave-mãe. Essa cena deve durar uns 20 minutos, mas é de um preciosismo técnico e de direção impressionantes. E a cena final, que confesso, soltei muitas lágrimas. Um filme para ser visto em sala de cinema, não aguardem ser lançado em dvd nem no Netflix. Será um crime. Nota: 8

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