segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Revanche
"Revanche", de Götz Spielmann (2008)
Drama austríaco, do mesmo cineasta do excelente "Antares". "Revanche" ganhou vários prêmios internacionais, incluindo prêmio especial no Festival de Berlin 2009. O filme é um drama intenso sobre um homem que trabalha em um bordel e mantém relacionamento com uma prostituta ucraniana. O patrão ignora o relacionamento dos dois. Ela é maltratada o tempo todo, e ambos resolvem fugir dali. Porém, ele resolve assaltar um banco, para que esse dinheiro posa faze-los começar uma vida nova,. Durante o assalto, a mulher é atingida mortalmente por um tiro, disparado por um policial. O assaltante se refugia na casa de seu avô e passa uns tempo lá. Ele se evolve com uma vizinha, até descobrir que o marido dela é o policial que matou sua namorada.
Drama, culpa, violência, sexo...ingredientes da maioria dos filmes produzidos no mundo inteiro. Mas em se tratando de um filme austríaco, e do diretor Götz Spielmann, é de se esperar que as doses sejam ampliadas. Nudez explícita e a frieza dos dramas europeus se encontram aqui de forma contundente. A direção de atores é excelente, e a narrativa técnica de Spielmann continua a mesma desde "Antares": planos quase sempre fixos, e para dar movimento, uma pan rápida. O filme se compromete ao se esticar mais do que o necessário, tem 2 horas e 3 minutos, talvez uns 20 minutos a menos teria feito o filme mais interessante. Mas como eu adoro filmes europeus depressivos, achei esse uma boa pedida.
A cena do pós-tiro, dentro do carro, é muito triste, ainda mais que vimos a personagem rezando o tempo todo pedindo proteção. Talvez uma crítica discreta à religiosidade.
Nota: 7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário