domingo, 25 de março de 2012

Hunger


" Hunger", de Steve Macqueen (2008)

Filme baseado em fatos reais, no caso a greve de fome implementada por Bobby Sands (Michael Fassbender) na Inglaterra do Governo de Margareth Tatcher, 1981.
Sands e outros revolcuionários exigiam que os presos do IRA fossem considerados presos policitos, o que não aconteceu. Tatcher implementou a linga dura contra os terroristas. Maltratados e torturados na prisão, os presos se rebelam. Enquanto isos, policias são assassinados a sangue frio pela ruas, a mando do IRA. Nesse clima de completo caos, Bobby Sands, em uma conversa com o Padre Don (Liam Cunningham), decide começar uma greve de fome. A partir daí, em seus 66 dias de calvário da fome, Sands ganha adeptos e seguidores entre os presos, até sua morte. Outros 9 presos também acabaram morrendo.
Forte e visceral drama, brilhantemente interpretado por Fassbender e outros atores desconhecidos. É impressionante a entrega de Fassbender ao personagem, em sua fase greve de fome, ele chegou a amagrecer mais de 30 kilos, ficando carne e osso, inclusive com costelas aparentes.
A fotografia é densa, a trilha sonora discreta e sensível. O roteiro, co-escrito por Macqueen (mesmo diretor de " Shame"), é forte, sem cair no didático. O filme tem uma cena corajosa, em termos de narrativa. O diálogo entre Bobby Sands e o adre Dom se consiste em um plano-sequência, câmera fica, com mais de 10 minutos de duração, com ambos os atores filmados de perfil. Uma ousadia, uma vez que numa cena densa dessas, o que se espera é ver os atores de frente. Mas a cena ficou ótima.
Um filme imperdível, e incrível que não tenha sido lançado aqui no Brasil. Ganhou o prêmio " camera d`or" no Festival de Cannes em 2008.

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário