domingo, 10 de agosto de 2025
Late shift
"Heldin", de Petra Biondina Volpe (2025)
Exibido no Festival de Berlim 2025, "Late shift" é uma co-produção Suíça e Alemanha, escrito e dirigido por Petra Biondina Volpe. O filme é uma homenagem à difícil vida profissional da classe dos enfermeiros, que trabalham sob pressão e que constantemente provoca burn out e instabilidade emocional. Na cartela final do filme, tem a informação que na Suíca, 36 por cento dos enfermeiros abandonam a profissão, e que em 2030, haverá um defdicit de 30 mil enfermeiros. A crise é global, e no mundo, em 2030, o deficit será de 13 milhões de enfermeiros.
Floria (Leonie Benesch, atriz do excelente "Teacher's lounge") é uma enfermeira do turno noturno. No hospital onde ela trabalha, só existem 2 enfermeiras no turno, e a sua agenda está lotada, tendo que dar atenção a diversos pacientes, em sua maioria, idosos. Stress, pacientes instáveis emocionalmente, são todos os tipos de situações pelos quais Floria precisa passar.
Com um trabalho impecável de Leonie Benesch, o filme traz uma narrativa naturalista, quase documental, tensa e dinâmica do trabalho dos enfermeiros. Excelente trabalho de câmera e de fotografia. O desfecho é comovente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário