sábado, 13 de setembro de 2014
Como a geração sexo, drogas e Rock'n roll salvou Hollywood
'Easy riders, raging bull", de Kenneth Bowser (2003)
Documentário produzido pela BBC e baseado no famoso livro de Peter Biskind, publicado em 1998, e alvo de muitos processos contra o autor, por parte de atores, diretores e produtores. O filme é dirigido por Kenneth Bowser e através de material de arquivo, cenas de filmes e entrevistas com inúmeras personalidades, faz um relato sobre a época de ouro do cinema de Hollywood dos anos 70 e 80, quando surgiu uma nova geração de Cineastas, chamados de "movie brats".
O filme começa com o panorama de Hollywood em meados dos anos 60: o filme "Cleópatra" , um imenso fracasso comercial, abalou toda a estrutura dos grandes estúdios. O cinema precisava repensar esses orçamentos astronômicos. Enquanto isso, na Europa, a "Nouvelle vague" francesa trazia o frescor e a ousadia de cineastas que buscavam novas formas de contas histórias com pouco dinheiro. Truffaut, Godard, Claude Lelouch e outros influenciaram toda uma leva de jovens cineastas e roteiristas americanos. Assim, o ator Warren Beatty resolveu produzir o roteiro de "Bonnie e Clyde", e convidou o diretor Arthur Penn, um entusiasta do cinema francês. O filme foi alvo de muitas críticas pelo alto teor de violência. Porém, foi um enorme sucesso. Peter Bogdanovich, Sam Peckimpah, Robert Altman, Martin Scorcese, Willian Friedkin, Dennis Hopper e muitos outros surgiram com a missão de recriar o cinema americano, sem pudor, sem censura, com temas que misturavam dramas pessoais, insatisfação , sexo e violência. "Mash", "O exorcista", "Operação França", "Apocalipse now", "O poderoso chefão", "A última sessão de cinema", "Easy rider", "O touro indomável;"são exemplos de filmes que furaram censura e platéia provocando uma verdadeira revolução. Surgiu a Era dos filmes de cineastas, filmes de autor. O Diretor tornava0se uma figura mais poderosa, mandante, provocando o desespero de produtores de cinema que perdiam a rédea sobre os filmes a serem produzidos. A esse sucesso todo juntava-se muita cocaína, bebidas e loucuras que levou muita gente à bancarrota e ao fracasso. Mas o que culminou, segundo o filme e livro, com essa leva de filmes independentes, foi a aparição de Spielberg e seu "Tubarão", que trouxe o conceito "Blockbuster" na boca do cinema americano. O que interessava a partir de então eram os grandes filmes que traziam platéias imensas através de filmes de grande apelo comercial.
Esse filme é obrigatório a todos os cinéfilos, e traça um painel definitivo sobre o que de melhor se produziu no cinema americano nesse período, recheado com depoimentos maravilhosos e com cenas antológicas de filmes clássicos.
Nota: 9
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário