sábado, 2 de fevereiro de 2013
A bela que dorme
"Bella addormentata, de Marco bellochio (2012)
Bellocchio é um dos cineastas italianos expoentes da geração dos anos 80. Seus filmes versam sobre política, violência, sexualidade. Por conta disso, seus filmes normalmente tratam de temas pol6emicos. Em "Diabo no corpo", ele incluiu cenas de sexo explicito que fizeram história. Recentemente, "Vincere" trouxe à tona Musssolini e fascismo, embalados num melodrama de altíssima voltagem. Agora, em "A bela que dorme", Bellocchio se utiliza da história real de Eluana Englaro para falar sobre vida e morte, no caso,a eutanásia. Eluana sofreu um acidente de carro e passou 17 anos em coma, até que seus pais se decidiram que querem desligar os aparelhos. Mas isso provocou uma extensa discussào a respeito sobre quem deve ter os direitos sobre a vida de um ser humano. Obviamente, a Igreja católica gritou. Os personagens do filme, com exceção do núcleo de Eluana, são todos fictícios. Bellocchio faz um verdadeiro painel sobre a solidão, sobre a falta de comunicação entre pais e filhos, entre povo e políticos. São mais de 10 personagens que circundam o filme: tem o senador que entra em crise de consciencia, se deve ou nao votar a favor da eutanasia; a filha do senador que luta pelo direito da vida; o jovem que se apaixona por essa moça, mas que possue um irmão mentalmente perturbado; uma viciada suicida e o médico que tenta salvá-la; a mã da jovem em coma, que se prende emocionalmente ao estado de saúde de sua filha, e que vive por ela. O filme tem uma bela direção segura, suntuosa, elegante, Fotografia dramática, trilha sonora grandiloquente, e o melhor, um time de atores de primeiríssimo nível, entre eles, Isabelle Huppert. Mas o excesso de sub-tramas esvazia o tema, que acaba ficando de escanteio. Por conta de tantas histórias a serem contadas, o filme fica longo, se arrasta. Bellocchio, como já tinha mostrado em "Vincere", muitas vezes exagera no tom do drama, e o torna melodramático, um grande novelão. Gostei, mas mais por conta das atuações do filme do que pelo filme em si.
Nota: 7
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