sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A coisa


" The thing", de Matthijs Van Heijningen Jr (2011)

Em 1982, a paleontóloga Kate é recrutada por cientistas noruegueses para se juntar a uma pesquisa revolucionária: foi encontrado na Antártida, enterrado, uma nave espacial, e dentro dela, uma criatura alienígena congelada. O grupo de pesquisadores, que estão isolados numa base, levam a criatura para junto deles. O que eles não esperavam é que a criatura se soltasse, e atacasse um a um da equipe, imitando a forma deles. Fica assim então impossível de identificar entre as pessoas quem é a criatura mimificada. Kate tenta descobrir a tempo antes que a criatura fuja para a civilização.
" Prequel" do clássico de John Carpenter, " O engima de outro mundo", de 1982. O filme começa exatamente antes do filme de Carpenter. O filme do cineasta norueguês Matthijs Van Heijningen Jr tenta manter o mesmo clima de claustofobia e terror existente na versão de 1982, mas não chega a tanto. Mesmo assim, tem ótimas cenas de tensão, e os efeitos são sensacionais, reproduzindo o mesmo tipo de efeito do filme de Carpenter, porém, mais bem produzido. O elenco funciona a contento, mas o estranho é ter uma protagonista feminina. O sucesso do filme com Kurt Russel era que o elenco era todo masculino, criando um universo de misoginia e onde os homens tentam ser valentes e heróis, sem sucesso. O desfecho do filme é foda, e dá uma sensação de tristeza e melancolia. O que acho estranho em um " prequel" é que teoricamente o especatdor já sabe o destino de todos os personagens. Reparem numa homenagem a " Predador 2", quase no final, numa cena que se ambienta dentro de uma nave espacial. Muito bom !

Nota: 8

Um comentário:

  1. Não é remake.Seria o episodio inicial.Quem assistir esse ja pode assistir na sequencia a versao antiga que vai encaixar certinho..Para quem assistiu a primeira versao de 1984 *ENIGMA DO OUTRO MUNDO)esse episodio explica muita coisa.. A versao antiga ficou sendo o episodio 2 e a versao nova ficou sendo o episodio 1... O diretor teve o cuidado com os detalhes da primeira versao. Sai muito satisfeito com o filme..

    ResponderExcluir