quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Se não nós, quem


" Wer wenn nicht wur", de Andres Veiel (2011)

No início dos anos 60, em Berlin, Bernward Vesper ( August Diehl) é um jovem escritor que sgeue os passos de seu pai, também escritor. Porém, ele vive sobre o fantasma de seu pai ter trabalhado para Hitler. Na faculdade, Berward conhece Gudrun (Lena Lauzemis), uma estudante inquieta e ativista, cujo pai também trabalhou para o regime nazista. Ela é a unica dos 7 irmãos que estuda, pois os pais nçao tem condições de pagar estudos para os outros. Bernward e Gudrun fundam uma pequena editora, que de início lança as obras do pai de Bernward, e dpeois, lançam obras polêmicas que incitam a violência e a luta da sociedade contra poderio americano e capitalismo. Os anos de passam, e Gudrun se envolve com Andreas Baader, um estudante que prega a violência como forma de chamar atenção do governo. Bernward, por sua vez, se entrega às drogas, para poder seu livro, " A viagem".
Baseado na história real de Bernward, " Se não nós , quem" procura fazer um registro documental de um período de uma década da Alemanha dos anos 60. Os jovens cresceram no regima nazista e vivem sobre a sombra de seus pais que trabalharam para Hitler. Daí a razão dos jovens em sua maioria questionarem a sua importancia na sociedade, e a estagnaçãoo da geraçao inteira pelo sentimento de culpa de terem pertecido a um país que deflagrou a 2a Guerra. O filme é longo, 126 minutos, e de ritmo lento. Os atores estão bem, mas o filme tem uma narrativa didática, entremeada por imagens de arquivo, que vão msotrando cenas d elutas de classes e governos do povo, como Fidel Castro, Os panteras negras, etc.
A trilha sonora é recheada de hits da década, e dá uma certa dinâmica a narrativa. Fica apenas um registro curioso de uma geração que tentou mostrar a sua cara, e que entrou no terrorismo, no caso o grupo Baader Meinhoff, para poder mostrar a todos que eles poderiam sim, tentar mudar o mundo. Teve recentemente um filme, " O grupo Baader Meinhof", de Uli Edel, que também explora o grupor terrorista.

Nota: 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário