sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O homem do futuro


de Claudio Torres (2011)

Zero (Wagner Moura) é professor de física em uma Universidade. Trabalha também como cientista em uma empresa de alta tecnologia, administrada por Sandra (Maria Luisa mendonça), sua amiga de longa data. Seu amigo Otávio (fernando Ceylão), também companheiro da juventude, constrói juntamente com Zero uma máquina que descobrem depois ser uma máquina do tempo. Zero, que se faz de cobaia, se teletransporta até o ano de 1991, ano em que era estudante de física e que se apaixonou perdidamente por Helena (Alinne Moraes), também estudante de física. Numa noite, na festa de fantasia da Faculdade, Helena prega uma peça contra Zero, auxiliada por Ricardo (Gabriel Braga Nunes). Zero procura então, com sua chance de poder mudar o passado, refazer a sua história e reconstruir seu amor por Helena. O que ele não esperava é que, mexendo no passado, tudo a seguir tomará outros rumos.
Impossível não associar " O Homem do futuro" a " Efeito borboleta" e " De volta para o futuro". O filme toma emprestado praticamente todos os motes desses 2 filmes, trazendo no caso, um humor mais chanchadesco. O roteiro é curioso, apesar de uma certa sensação de deja vu. A novidade fica por conta de termos vários personagens ( no caso, 3) iguais, contracenando com os seus próprios, cada um de sua época. As piadas são ingênuas, mas como o filme tem um clima meio sessão da tarde, está tudo bem. Wagner Moura como sempre arrasando, apesar de em alguns momentos caprichar na caricatura, tornando o seu personagem fora do tom e da realidade. Alguns efeitos não convencem, como os cromas em cenas de carro em movimento. Mas o efeito de teletransporte é bem feito. A trilha sonora é uma delícia, com pérolas pop rock dos anos 80, que estranhamente, no filme ganham um anacronismo, uma vez que o filme, em seu passado, se ambienta em 1991.
De uma forma geral, o filme pode provocar certo desentendimento no seu início. Eu mesmo fiquei um pouco confuso com o desenrolar da ação. Mas depois tudo vai ficando claro, mas mesmo assim, exigindo atenção do espectador.

Nota: 7


Comentários em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário