sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Contos da era dourada


" Amintiri din epoca de aur"
Dirigido por 6 cineastas proeminentes do país, Ioana Uricaru, Hanno Höffer, Razvan Marculescu, Constantin Popescu e Cristian Mungiram, sendo este último responsavel pelo projeto. Mungiran aliás, é o diretor do ganhador de Cannes 2007, " 4 meses, 3 semanas e 2 dias".
O filme reúne 6 curtas,e variam entre drama e comédia. São baseados em lendas urbanas, todas populares, que satirizam o cotidiano do povo romeno.
Todos os filmes tem como mote a questão da moral, durante o regime comunista do ditador Ceaucescu. Cobiça, corrupção, ganância. Os personagens são movidos por esses itens tão comuns ao povo brasileiro, mas que ao gosto dos romenos, tornam-se parodias maravilhosas de um Governo fadado ao fracasso. As histórias, bizarras e farsescas, são belamnete interpretados por um time de primeira linha do cinema romeno.
O episodio da chegada da comitiva do governo é hilariante, ri até doer a barriga. A cena dos governantes andando no chapéu mexicano é antológica.
Incrivel como essa recente filmografia romena gerou filmes tão primororos, como " 4 meses, 3 semanas, 2 dias", " Como festejei o fim do mundo", " Quando eu quero assoviar, eu assovio" e " Policial adjetivo"

Nota: 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário