terça-feira, 9 de julho de 2024
Uma carta para Papai Noel
"Uma carta para Papai Noel", de Gustavo Spolidoro (2023)
Escrito por Gibran Dipp, a partir de uma idéia da filha do cineasta Gustavo Spolidoro, "Uma carta para Papai Noel"é uma divertida produção infantil que brinca incluisve com a cena pós-créditos de "Curtindo a vida adoidado", quando o personagem de Matthew Broderick quebra a quarta parede e questiona a platéia. Repleto de momentos lúdicos e mágicos, como pede uma produção natalina, o filme tem muitos acertos: desde os divertidos créditos de abertura e finais, misturando animação, até o elenco maravilhoso encabeçado pelos adultos José Rubersn chachá, Totia Meirelles, Polly Marinho e uma espetacular Elisa Volpatto, do dramático "Depois de ser cinza", uma formidável atriz gaúcha. A direção de arte e figurino fazem milagres com o orçamento apertado, e mesmo que em alguns momentos fique perceptível onde não havia dinheiro para investir, o realismo mágico do filme permite que seja incorporado à idéia de nonsense.
O roteiro parte de uma idéia original: o que acontece com o Papai Noel durante o restante do ano? Pois aí entra o pequeno Jonas (Caetano Rostro Gomes), um menino órfão que mora com outros menores em uma casa de acolhimento no Sul do Brasil, comandado pela tirana Leia (Volpatto). triste que eles não receberam brinquedos nos útimos natais, Jonas decide escrever pro Papai Noel fora de época e questioná-lo. Acontece que Papai Noel está deprimido e decide investigar, se fazendo passar por um faz tudo, junto de sua assistente Tatá (Polly).
Totia Meirelles interpreta a Mamãe Noel e claro que não poderia faltar um animalzinho, a cadelinha Bella. O visual da fábrica e dos assistentes lembram "A fábrica de chocolates" e os Woompa Loompas. A trilha sonora e as músicas de Fernanda Takai são um presente, delicadas e mega fofas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário