domingo, 6 de março de 2016
Southbound
"Southbound", de Roxanne Benjamin, David Bruckner, Patrick Horvath e Radio Silence (2015)
Ótima antologia de curtas de terror, na linha de "Creep show" e "Twilight zone". Uma homenagem deliciosa aos anos 80, com direito a trilha sonora à la John Carpenter e efeitos especiais vintage. Os 5 curtas são conecatdos em um estilo Robert Altman, ou seja, um personagem passa o bastão pro próximo. E o mais interessante é que cada história tem uma identidade própria em termos de direção e de linguagem.
O tema em comum das histórias é uma Estrada no meio de um Deserto. É ali, nesse lugar sinistro, onde tudo acontece: Motéis de estrada, cidade fantasma, tudo é um cenário propício para a imaginação dos realizadores.
O 1o e o último episódio se complementam. Se chama "The way in e The way out", e mostra 2 fugitivos em uma caminhonete. Eles estão ensanguentados e param em uma lanchonete no meio da estrada. A referência aqui é algo meio "Feitiço do tempo" mesclado a "The purge".
"Siren" mostra 3 meninas em uma van, integrantes de uma banda. O carro quebra e elas aceitam carona de um simpático casal bem anos 50. Alguém duvida o que irá acontecer em seguida?
"The accident" é a história de um homem que atropela uma jovem no meio da estrada, liga para o 911 que o orienta a seguir até uma cidade. Só que o local está deserto.
"Jailbreak" é sobre um homem que vai em busca de sua irmã desaparecida a mais de 30 anos. Até que a encontra.
O filme teve estréia mundial do Festival de Toronto 2015, e desde então, só tem recebido elogios das críticas. A unidade entre os episódios é bem coesa, coisa rara nesse tipo de filme. O episódio "The accident" é repleto de humor negro, e é talvez o melhor deles. Os atores de todos os episódios se divertem e levam a sério os seus personagens, mesmo que alguns caminhem pela caricatura, mas como é um filme que homenageia um tipo de gênero específico, acaba valendo.
A atmosfera é ótima, e de fato a trilha sonora ajuda bastante. Fico feliz com essa retomada de homenagens aos filmes de terror dos anos 80, brilhantemente coroada com o espetacular "A corrente do mal".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário