domingo, 20 de outubro de 2024
Kneecap
"Kneecap", de Rich Peppiatt (2024)
"Cada palavra dita em irlandês, é um tiro dado para a liberdade da Irlanda". Assim o personagem Arló (Michael Fassbender", ensina o seu filho, Moglai (Moglai Bap) a defender a língua nacional de seu país, como uma resistência aos interesses da Inglaterra.
"Kneecap"(que em irlandês quer dizer "rótula" ou na gíria, "nocautear alguém no joelho com arma ou chute"). Mas "Kneecap" também é o nome de um grupo de hip hop, com letras cantadas em irlandês e inglês, formada pelo trio Mo Chara, Móglaí Bap e DJ Próvaí. As letras são provocativas e trazem contetxo político, defendendo os republicanos.
O filme é o representante da Irlanda para uma vaga ao Oscar de filme internacional 2025, e foi o primeiro filme falado em irlandês a concorrer em Sundance, de onde saiu com o prêmio do público de melhor filme, além de ter concorrido no SXSW. O filme traz uma narrativa e uma linguagem totalmente anos 90, lembrando o tempo todo de "Transpotting" pela dinâmica, edição ágil e uma trama que envolve drogas, música e polícia. Mas mais do que isso: "Kneecap" é um filme excelente, que traz no elenco os verdadeiros integrantes da banda, interpretando a si mesmos. Ambientado em 2017, na Irlanda do Norte, o filme apresenta os melhores amigos Mo Chara e Móglaí Bap. Quanso Mo Chara é preso pela polícia e se recusa a falar em inglês, um tradutor de língua irlandesa é acionado: o professor de música JJ Ó Dochartaigh. Ao conhecer Mo Chara e Moglai Bap, JJ, que sempre quiz ser um músico, sugere que formem um grupo e cantem as letras provocativvas em irlandês. JJ tem medo que sua esposa e os colegas de trabalho o reconheçam, e decide se apresnetar em público com uma máscara. Mas eles precisam enfrentar a fúria da polícia e de grupos favoráveis à monarquia.
Que filme incrível. É a estréia na direção de Rich Peppiatt, que já havia dirigido clipes para a banda. O filme é cheio de energia, divertido e ao mesmo tempo, emocionante com o seu drama de pano de fundo, de jovens que decidem liderar um movimento nacionalista defendendo o uso da sua língua como a arma contra o império inglês.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário