sexta-feira, 4 de outubro de 2024
O quarto ao lado
"The room next door", de Pedro Almodovar (2024)
Anunciada por todo o planeta como sendo o 1o filme de Pedro Almodovar totalmente falando em inglês, 'O quarto ao lado" é adaptado do romance da americana Sigrid Nunez, "O Que Você Está Enfrentando". O tema do filme continua sendo muito controverso, e esteve recentemente em pauta por conta de Godard e Alain Delon: o direito à eutanásia. Juliana Moore e Tilda Swinton dão vida às amigas de longa data Ingrid e Martha. Separadas pela vida, quando jovens eram melhores amigas e trabalharam juntas. Martha se tornou correspondente de guerra, e Ingrid, uma escritora de sucesso. Quando uma amiga em comum, no dia do lançamento do novo livro de Ingrid a visa à ela que Martha está com câncer terminal, Ingrid se choca. ela teme a morte, e esse foi o tema de seu último livro. Ingrid decide visitar a amiga no hospital, e entre lembranças da adolescência, Martha, ao descobrir que o tratamento experimental contra o seu câncer não funcionou, propõe que ela passe uns dias com ela em uma casa isolada. Mas o propósito não poderia ser mais assustador para Ingrid: Martha comprou uma pílula da eutanásia clandestinamente, e para não morrer sozinha, pede que Ingrid esteja no quarto ao lado.
A eutanásia é legal na Espanha desde 2021. Além do tema controverso, Almodovar também fala do crecsimento da extrema direita, da questão ambiental e o pessimismo com o futuro do planeta. Segundo o diretor, o filme é "estado do planeta e no estado das pessoas".
O filme venceu o Leào de ouro de melhor filme em Veneza 2024. Almodovar traz um novo fotógrafo, Eduard Grau, que já havia trabalhado com Juliane Moore em 'A single man". A trilha delicada e bela, evocando trilhas de Douglas Sirk dos anos 50, é de Alberto Iglesias. Toda a impecável direção de arte, figurinos e make trazem uma delicadeza e mergulham o espectador em um universo íntimo , aconchegante, mesmo com um tema tão depressivo, mas jamais tratado com opressão por Almodovar. E claro, o trabalho excepcional das duas grandes atrizes, oscarizadas e certamente, dignas de receberem muitas premiações ainda pelo filme. Eu não curti muito os flashbacks que surgem no 1o ato do filme, mas logo o filme se concentra nas protagonistas e daí é só um grande presente para o espectador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário