terça-feira, 22 de outubro de 2024
Abba 50 years since Eurovision
"Abba 50 years since Eurovision", de Nick Randall (2024)
Documentário que traz curiosidades sobre o Abba (Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad) , grupo sueco mais famoso da história da música mundial. O filme parte da premissa dos 50 anos da apresentação do grupo em 1974, no campeonato Eurovision, de onde saíram com o prêmio de melhor música por "Waterloo". O filme apresenta como surgiram cada um dos 4 integrantes do grupo. Todos eles eram cantores nos anos 60: Bjorn era do grupo pop Hootenanny Singers; Benny era do Hep stars; Agnetta e Annu tinham carreira solos como cantoras.
Foi o empresário e agente artístico Stig Anderson, que empresariava a banda Hootenanny Singers, que sugeriu a Benny e Bjorn de se juntarem em um grupo. Agnetha era namorada de Bjorn, e Anni passou a namorar Benny. Em 1973, eles cantaram no Eurovision com "Ring ring", mas a música não aconteceu. Após a explosão de 'Waterloo", o grupo passou a ser convidado para shows em toda a Europa.
O filme cobre todos os discos e canções mais conhecidas do grupo. Fala também da parceria de Benny e Bjorn em escrever e produzir musicais de sucesso no teatro, como "Chess", junto de Tom Rice, e depois,'Mamma Mia!", junto de Judy Craymer, que foi quem idealizou a história e o projeto, que contém músicas conhecidas do grupo. Um produtor musical dá um depoimento dizendo que "Mamma mia!" fez mais dinheiro do que todas as músicas do Abba juntos. O filme termina falando do Tour do novo disco da banda, 'Voyage", lançado em 2021. Em 2002, o grupo lançou o show com músicas conhecidas e do novo disco, chamado Voyage, no Abba arena, em Londres. O grupo foi criado digitalmente, em holografia, e desde então, tem se apresentando com casa cheia. O documentário não é tão bom quanto outros que assisti, ma strouxe informações que eu decsonhecia, além de trazer imagens do Voyage tour. Para fãs, certamente é imperdível.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário